Sebrae/RS e Unisinos mostram a percepção do turista castelhano sobre o Litoral Norte gaúcho

Levantamento pretende ajudar empresários a receber os visitantes do Prata durante a Copa do Mundo de 2014

– Conhecer o perfil de consumo e a percepção que os turistas castelhanos têm do Litoral Norte gaúcho. Com estes objetivos, o Sebrae/RS e a Unisinos entrevistaram 421 argentinos e uruguaios que estiveram nas praias de Torres e Capão da Canoa durante o verão passado. O levantamento leva em conta que a Argentina e o Uruguai deverão ser as principais origens dos visitantes do Estado durante a Copa do Mundo de 2014.
A coordenadora do Programa Sebrae 2014, Amanda Paim, destaca que a pesquisa mostrou que os castelhanos gastam a maior parte de seu dinheiro, cerca de 19%, com roupas e calçados, ficando as bebidas em segundo lugar, com 18,5%. “Os entrevistados consideram as roupas e calçados brasileiros mais bonitos que em seus países de origem, e por isso investem nestas aquisições”, enfatiza.
A pesquisa aponta, ainda, que cada turista castelhano gasta por dia, em média, US$ 64. Durante todas as férias, o gasto médio no veraneio passado foi de US$ 751. O fato curioso é que 57% dos visitantes entrevistados apontaram as praias do Litoral Norte gaúcho como o local que mais conhecem no Estado, superando Porto Alegre, com apenas 18% e a região serrana, com 12%.
Amanda Paim ressalta que o trabalho apontou algumas queixas dos turistas. “Eles acreditam que é muito importante ter informações em espanhol, e, boa parte deles, cerca de 45%, tiveram dificuldades em encontrar serviços turísticos com o idioma. Nossos empresários devem ficar atentos a este detalhe”, avalia. Outra reclamação é em relação aos preços de alimentação e de hospedagem, onde 64% dos entrevistados apontaram como caras.
Outro detalhe apontado na pesquisa é que seis em cada dez entrevistados vieram para o Litoral gaúcho com a família e 25%, com os amigos. Os jovens, entre 21 e 29 anos, são os mais exigentes quanto aos serviços turísticos. A hospitalidade gaúcha foi bem avaliada pelos castelhanos, pois 91% dos turistas questionados disseram ser muito bem recebido no Estado, e se mostraram satisfeitos pela maneira como foram atendidos pelos prestadores de serviços.

Serviço:
Site www.sebrae-rs.com.br/asn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.