SAS Brasil oferecerá atendimento médico gratuito em Tibau do Sul (RN)

Startup social levará Unidades Móveis de Saúde para atendimento médico de crianças e capacitação de profissionais de saúde na cidade durante o Rally dos Sertões

Entre 11 e 12 de agosto, das 8h às 17h, a Vila Sertões (Reserva Araporã), em Tibau do Sul, receberá atendimento médico e odontológico para crianças e capacitação para profissionais de saúde locais atuarem em UTIs e Enfermarias especializadas no atendimento de pacientes com covid-19. Com uma caravana de 60 voluntários, todos vacinados, e três Unidades Móveis de Saúde, a SAS Brasil percorrerá a rota do Rally dos Sertões passando também pelas cidades de Bananeiras (PB), Araripina (PE) e Tamandaré (PE). Com a ação, a expectativa é beneficiar mais de 10 mil pessoas.

Nesta edição, o foco da atuação presencial da organização será na saúde infantil, dermatologia e educação em Saúde. Para crianças, as ações serão focadas nos projetos VerMagia, para atendimento oftalmológico e doação de óculos e no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal. Além disso, também haverá atendimento de casos dermatológicos, para resolução de demandas pré-existentes e triagem de câncer de pele. A SAS Brasil também planeja uma ação de educação em saúde e pesquisa para as mães das crianças atendidas. Ao todo, serão mais de 2.000 crianças triadas para a ação.

A doação dos óculos é patrocinada pela Reserva, marca de roupas masculinas, que doou 1.000 óculos para ações da SAS Brasil ao longo de todo o ano e promoverá ainda uma ação especial com sessão de cinema e entrega de camisetas para as crianças atendidas na cidade da largada. Em Tibau do Sul, para as crianças previamente triadas em uma ação realizada em junho, a entrega dos óculos acontecerá de forma inédita durante a Expedição. Elas receberão os óculos da Sagui, marca de óculos sustentáveis feitos com tubos de pasta de dente e sacolas plásticas. Além disso, os pacientes que tiverem óculos de grau prescritos durante a ação poderão escolher a armação que mais gostar das Óticas Diniz, que serão confeccionados e entregues posteriormente pelos franqueados da maior rede de óticas do país na região.

“Queremos evitar que as crianças retornem para as salas de aula, após tanto tempo em casa devido à pandemia, com os mesmos problemas de vista e odontológicos, uma das principais causas de evasão escolar no país. Precisamos que elas estejam prontas para terem o melhor desempenho possível para recuperar o tempo perdido, ” diz a médica Adriana Mallet, uma das fundadoras e CEO da SAS Brasil.

Outro foco da organização social é a capacitação de profissionais de saúde locais, legado importante para as cidades que receberão a Expedição Sertões 2021. Este será o terceiro ciclo da Operação Capacita, força tarefa iniciada em maio para formação de profissionais de saúde para atuação em unidades de saúde referência no atendimento de pacientes graves com covid-19 e que já formou mais de 300 pessoas no Rio Grande do Norte e no Ceará. Serão 50 vagas por cidade, voltadas para técnicos de enfermagem, socorristas, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. As inscrições já estão abertas e sendo divulgadas para cada região.

Para realizar toda a ação, a SAS Brasil conta com uma estrutura itinerante de três Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultórios especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. Dessas, duas estão sendo doadas este ano pela Mercedes-Benz do Brasil com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para o projeto de oito caminhões da saúde que percorrerão todo o País nos próximos três anos. A organização também conta com equipamentos de ponta doados pela Fundação Philips, que, em conjunto com a Philips Brasil, realizou a capacitação (conhecimento e especialização) dos profissionais de saúde sobre essas soluções.

A SAS Brasil também tem o patrocínio da farmacêutica Roche, do AmigoH, eixo social do Hospital Albert Einstein para ações de oncologia, da Faculdade São Leopoldo Mandic, que também realizam ações de voluntariado corporativo e disponibilizam profissionais para atuação durante a Expedição. A EuSaúde, empresa especializada em telemedicina, prestará teleatendimento médico a 25 mil beneficiários do programa continuado de assistência em saúde para famílias carentes, realizado pela SAS Brasil.

Para que toda essa estrutura pudesse percorrer dois mil quilômetros, a SAS Brasil contou com um importante apoio dos pilotos do Sertões Guilherme Benchimol, Helder Sanches, Fernando Rosset, Leandro Torres e Julio Capua que apoiaram o financiamento coletivo da campanha “Cada KM Conta” e receberão o selo de investidor de impacto durante uma entrega simbólica no dia 12 na Vila Sertões. A Mitsubishi Motors também somou esforços à campanha, lançando a “Cada KM Mit Conta”, que transforma quilômetros rodados por proprietários de veículos da marca em doações para a SAS Brasil.

“Apoios como esse são fundamentais para que nossa organização continue trabalhando na missão de transformar o acesso à saúde especializada num país onde mais de 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem médicos especialistas “, comenta Sabine Zink, fundadora e diretora da SAS Brasil.

Em 8 anos de atuação, unindo atendimentos presenciais e remotospor telemedicina, a SAS Brasil já levou atendimento médico especializado para mais de 300 cidades de 22 estados brasileiros, beneficiando mais de 120 mil pessoas .

Ação iniciada por telessaúde

Antes mesmo de embarcar na caravana presencial, a SAS Brasil disponibilizou telessaúde para todas as cidades da rota do Rally dos Sertões. Com esse movimento prévio, os municípios de Tibau do Sul (RN), Araripina(PE), Xique-Xique (BA), São Raimundo Nonato (PI), Bananeiras (PB) e Tamandaré (PE) passaram a ter à disposição teleatendimentos em 30 especialidades médicas e de saúde.

Com um modelo de atuação batizado de Saúde 1.5 e integrado ao SUS, a SAS Brasil atua no espaço entre atenção primária e secundária. Dessa forma, unindo o melhor do modelo phygital, a instituição de saúde impacta diretamente as filas de espera e demandas reprimidas para atendimentos especializados em cada município, oferecendo o melhor do atendimento presencial e remoto.

O Sertões 2021

A 29ª edição do Sertões acontece de 13 a 22/08. O roteiro é uma exaltação ao Nordeste. Uma prova 100% sertão. Dos nove estados nordestinos, o rally vai passar por sete: RN, PB, PE, PI, BA, AL, CE. Três tesouros nacionais serão promovidos: o entorno do Rio São Francisco, ou velho Chico; a Serra da Capivara (PI), patrimônio mundial da Unesco; e um terceiro tesouro baiano a ser revelado. Serão 3.615km de percurso, dos quais 2.202km de trechos cronometrados (60%).

A largada e a chegada serão inéditas em praias paradisíacas. Na Pipa, município de Tibau do Sul (RN), em comemoração aos 520 anos do estado potiguar; e a chegada na Praia dos Carneiros – Tamandaré (PE). A edição 2021 também conta com a volta das Expedições Turismo, para quem quer se divertir, sem competir.

Serviço:

Ação em Tibau do Sul (RN)
Data: 11 e 12 de agosto
Local: Vila Sertões (Reserva Araporã)

Programação: No primeiro dia, além dos atendimentos, acontecerá a capacitação dos profissionais de saúde. Nos dois dias também acontecerão sessões de cinema para as crianças no fim do dia e a entrega inédita de óculos para as crianças previamente triadas.

Expectativa de impacto: 250 crianças atendidas e 50 profissionais de saúde capacitados

11/8 (quarta-feira)
8h às 17h – Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia) + 4 especialidades médicas;
8h às 17h – Operação Capacita: formação de 50 profissionais de saúde locais para atuação em UTIs Covid;

12/8 (quinta-feira)
8h às 17h: Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia);
11h às 13h: Coletiva de imprensa oficial do Sertões com presença de Adriana Mallet, CEO da SAS Brasil
15h às 16h: Tour guiado com as fundadoras Sabine Zink e Adriana Mallet pela Expedição 16h às 16h15: Reconhecimento aos “Pilotos da Transformação”, que investiram na SAS Brasil
17h às 18h: Cinema itinerante com ação especial da Reserva

Ação em Bananeiras (PB)

Data: 14 e 15 de agosto

14/8 (sábado)
8h às 17h – Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia) + 4 especialidades médicas
8h às 17h – Operação Capacita: formação de 50 profissionais de saúde locais para atuação em UTIs Covid

15/8 (domingo)
8h às 17h – Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia) + 4 especialidades médicas

Ação em Araripina (PE)
Data: 18 de agosto

Ação em Tamandaré (PE)
Data: 20 e 21 de agosto

18/8 (quarta-feira)
8h às 17h – Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia) + 4 especialidades médicas
8h às 17h – Operação Capacita: formação de 50 profissionais de saúde locais para atuação em UTIs Covid

20/8 (sexta-feira)
8h às 17h – Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia) + 4 especialidades médicas
8h às 17h – Operação Capacita: formação de 50 profissionais de saúde locais para atuação em UTIs Covid
15h às 16h – Gravação do Tour digital com transmissão ao vivo para Youtube e Redes Sociais

21/8 (sábado)
8h às 17h – Atendimento com foco em saúde infantil (odontologia e oftalmologia) + 4 especialidades médicas
17h30 – Foto oficial da Expedição

22/8 (domingo)
9h às 12h Chegada do Rally dos Sertões

Acesse a programação completa em:

Instagram: @sasbrasil4x4

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.