Repertório e culinária da Bahia são atrações para os mais de 200 profissionais de turismo no país andino
Chilenos provaram da cultura baiana, durante o São João da Bahia, promovido pela Bahiatursa e Setur, em Santiago. O evento ocorreu no Castillo Hidalgo, no Cerro Santa Luzia, local histórico da capital chilena, e contou com a participação de mais de 200 profissionais do trade turístico local e autoridades, como o embaixador do Brasil naquele país, George Lamazière.
Dentre os convidados estavam os principais operadores do Comitê Descubra Brasil do Chile, agentes de viagens e jornalistas. O cantor Zelito Miranda interpretou repertório do tradicional forró baiano, durante o evento, que teve ainda a animação da quadrilha junina Capelinha do Forró, de Salvador. Para completar, a gastronomia típica da época, como a canjica, o bolo de milho, amendoim cozido e mungunzá, além de uma variedade de licores.
O PROJETO – “A internacionalização das festas juninas faz parte do plano da Embratur como uma estratégia da Bahiatursa e Setur para a divulgação dos voos da Air Europa, do Chile para Salvador, que começaram a atuar no dia 16 de abril de 2014”, afirma Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa.
No mês de abril, a Bahiatursa realizou outros eventos, em parceria com a Air Europa e o trade baiano no Chile, como visitas às agências de viagens, workshops, capacitações, fantour e press trip. “Além de divulgar o Estado, está sendo importante para anunciar a Copa do Mundo de 2014, já que a Bahia receberá, durante o Mundial, cerca de cinco mil chilenos”, afirma Rosana.
O Chile é o terceiro principal mercado emissor de turistas da América do Sul. A conquista do Governo da Bahia para as novas rotas aéreas tem transformado Salvador em hub internacional para a Europa e América do Sul, cuja captação dos voos regulares vem sendo realizada desde 2007.