Santuário Nacional celebra 200 anos da morte de São Clemente





Missas marcam encerramento do Ano Clementino, dedicado ao santo considerado “segundo fundador” da Congregação Redentorista
 




                       

Os 200 anos da morte de São Clemente Maria Hofbauer serão recordados na próxima sexta-feira (12) com celebrações em Aparecida (SP). Na Basílica Nova, três missas vão fazer memória do santo. A principal delas acontece às 9h e será presidida pelo provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, padre Marlos Aurélio.

Além do superior provincial, da missa solene participam cerca de 30 religiosos ligados à Família Redentorista. A celebração, rezada no Altar Central da Basílica, vai recordar a importância do santo na propagação do carisma, missão e espiritualidade da Congregação.

Assim como na missa das 9h, as celebrações das 6h45 e das 12h, também rezadas no Santuário Novo, vão meditar a temática. A reflexão também vai nortear a Eucaristia das 18h, celebrada na Basílica Velha.

As cerimônias encerram o Ano Clementino, vivido desde março de 2020 por religiosos e fiéis ligados à Congregação do Santíssimo Redentor. O santo é considerado “segundo fundador” da família religiosa, já que foi responsável pela expansão dos Missionários Redentoristas na Europa.

“Ele levou a Congregação para a Polônia e a Áustria. Nesses países sofreu perseguições, mas conseguiu suscitar vocações, expandindo o trabalho dos Redentoristas, que até então só estavam presentes na Itália”, explica o prefeito de igreja do Santuário Nacional, padre Eduardo Ribeiro.

Mesmo de casa, os fiéis poderão acompanhar as missas. Todas as celebrações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Santuário Nacional e pela Rede Aparecida de Comunicação.

Quem deseja participar das comemorações no Santuário Nacional deve ficar atento às normas sanitárias. Na Basílica Nova, os lugares são limitados a duas pessoas por banco. O ingresso, feito apenas com o uso de máscara, é realizado após uma triagem de temperatura e higienização das mãos. A Basílica Velha segue o mesmo protocolo de segurança, mas sua capacidade é reduzida para apenas uma pessoa por cadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.