Numa iniciativa inédita no país, Salvador vai ganhar estações de bike exclusivas para turistas. O programa, uma parceria entre a prefeitura de Salvador, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), o banco Itaú e a Compartibike (empresa especializada em soluções de mobilidade urbana), vai permitir que os principais alojamentos da capital passem a contar com bicicletas para uso exclusivo dos turistas.
O projeto, que contempla estabelecimentos instalados no centro da cidade até Stella Maris, passando pela Barra, Ondina, Rio Vermelho e Pituba, vai seguir o mesmo funcionamento das atuais estações. Após cadastro e pagamento, o hóspede poderá compartilhar uma das bicicletas instaladas nos hotéis. A previsão é que o circuito Bike Turista, que será implantado gradativamente em 13 hotéis da cidade, entre em operação em janeiro.
“Este novo projeto vai possibilitar que o turista conheça melhor Salvador, principalmente a orla revitalizada, aumentando a permanência dele na cidade, e, com isso, gerando mais renda e emprego. Quanto mais equipamentos e eventos forem implantados mais fortalecido fica o turismo, que é o mais importante segmento econômico da capital baiana, representando 20% do PIB de Salvador”, José Manuel Garrido, presidente da ABIH-BA. O lançamento do Bike Turista acontece nesta quarta-feira,16.