Salão Nacional do Turismo: oficina sobre Destinos Turísticos Inteligentes destaca a importância da rede para impulsionar localidades mais sustentáveis e acessíveis

Durante a reunião, foi revelada a entrada de 11 cidades do país na metodologia DTI, que busca melhorar a experiência de visitantes e a qualidade de vida dos moradores.


Na tarde desta sexta-feira (15/12), durante o Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae compartilharam insights durante a oficina “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”. A dinâmica abordou a transformação de localidades turísticas no Brasil e, ao final, foram divulgadas as cidades que passam a integrar a metodologia DTI, sendo elas: Goiânia (GO), Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), Joinville (SC), Gramado (RS), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Vila Velha (ES), Santos (SP) e Belo Horizonte (MG).

Durante a reunião, houve destaque à necessidade de ações conjuntas entre o setor público, a iniciativa privada e agentes de turismo. Além disso, autoridades públicas representantes dos estados presentes relataram suas experiências a partir da integração à Rede de Destinos Turísticos Inteligentes. Um dos benefícios apontados foi a melhoria da experiência dos visitantes e da qualidade de vida dos residentes locais.

Estiveram presentes representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do Ministério do Turismo no desenvolvimento da metodologia -, das cidades que compõem a Rede DTI e a diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo do MTur, Bárbara Blaudt, entre outros.

Segundo Bárbara Blaudt, a Rede de Destinos Turísticos Inteligentes significa o futuro do setor. “São ações diferentes, mas elas visam o mesmo fim, que é transformar os destinos e transformar as pessoas nesses destinos, porque eles são o futuro”, destacou a diretora do Ministério do Turismo.

A metodologia DTI opera atualmente em 28 destinos no Brasil, que se encontram em processo de transformação para se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes.

A reunião ressaltou a importância da transformação dos destinos turísticos para torná-los mais inteligentes, sustentáveis, acessíveis e adequados ao público. Durante a discussão, foram feitas perguntas para que os integrantes da dinâmica participassem do debate juntamente com os palestrantes.

Os benefícios da Rede DTI incluem o intercâmbio de práticas bem-sucedidas, o fortalecimento da governança e promoção conjunta. Destinos, empresas e instituições, incluindo o Sebrae, estão unidos para impulsionar a transformação do turismo no Brasil, buscando alcançar padrões internacionais e criar uma indústria mais sustentável e inclusiva.

SALÃO – Retomado após um hiato de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras. Confira AQUI a programação completa do evento.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!