Sala das Promessas da Basílica abriga “ex-votos olímpicos”




Objetos entregues por atletas, em sinal de agradecimento, compõem acervo do espaço e podem ser visitados gratuitamente
 


                                    

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, começam oficialmente na próxima sexta-feira (23). Para muitos atletas, a fé e o esporte caminham juntos. Prova disso é a Sala das Promessas do Santuário Nacional de Aparecida (SP). O espaço, um dos mais visitados da Basílica, reúne histórias de devoção e conquistas alcançadas no meio esportivo.

“A Sala das Promessas no Santuário é o lugar onde as graças são testemunhas através de sinais sensíveis, ou seja, um objeto simboliza o que Deus realizou na vida e na história de tantas pessoas”, conta o missionário redentorista, padre Camilo Júnior.

Uma das alas do local é dedicada ao esporte. Na vitrine, um skate chama a atenção de quem passa por ali. Ele foi entregue pela skatista Pâmela Rosa, que neste ano estreia na competição esportiva.

Com apenas 22 anos, ela chega às Olimpíadas como uma das favoritas do Brasil ao ouro olímpico. Das últimas sete competições que participou, a skatista, que possui uma tatuagem da Padroeira no antebraço direito, conquistou o título de cinco. Desde 2019 ela está no top4 dos principais eventos internacionais.

Estreando com vitória nos Jogos Olímpicos, na manhã de hoje, a Seleção Brasileira de futebol feminino já entregou, na Sala das Promessas, uma camisa com a assinatura de diversas jogadoras. Exposta na vitrine do espaço, apresenta a rubrica de diversas atletas. Entre elas, as da camisa 10, Marta; a veterana Formiga, que aos 43 anos chega à sua sétima Olimpíada; e outras atletas, como Barbara e Aline.

Outras jogadoras do time brasileiro também demonstraram sua devoção de forma individual. Autora de um dos gols na partida desta manhã, Beatriz Zaneratto é uma delas. A camisa utilizada por ela em um dos jogos foi autografada pela atleta e simboliza, junto de um porta-retrato com sua foto, a devoção da Imperatriz – como é conhecida pelos torcedores – à Rainha do Brasil.

Em agradecimento ao ouro olímpico conquistado em 2016, a Seleção Brasileira de futebol masculino também ofereceu uma camisa à Nossa Senhora Aparecida. Exposta na Sala das promessas, ela foi oferecida pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Antonio Carlos Nunes de Lima, em nome dos jogadores.

Outros atletas da Rio 2016 também registraram seu agradecimento na Sala das Promessas da Basílica. Medalha de ouro no salto com varas, Thiago Braz deixou um porta-retrato com a foto de sua conquista inédita na última edição dos Jogos Olímpicos. A corredora de longa distância Adriana Aparecida da Silva também agradeceu sua participação nas últimas Olimpíadas com um quadro deixado no Santuário. Já o medalhista de prata e bronze nas Paraolimpíadas cariocas, Phelipe Andrews Melo Rodrigues, agradeceu a conquista com um porta-retratado oferecido à Padroeira.

Também compõem o acervo da Sala das Promessas um boné, deixado pelo cavaleiro Jeferson Snaolim, um dos representantes do hipismo brasileiro nos Jogos de Pequim, em 2008. Além dele, um porta-retrato registra o agradecimento do judoca Henrique Guimarães, bronze em Atlanta, em 1996.

Além dos objetos olímpicos, a Sala das Promessas do Santuário Nacional abriga muitos outros objetos que simbolizam a devoção dos brasileiros à Padroeira. Só no teto, aproximadamente 70 mil fotos testemunham a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Por mês, o espaço recebe aproximadamente 19 mil ex-votos, sendo que, em outubro, este número chega a 30 mil, provenientes de diversas partes do mundo.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.