Sabores da Pipa Festival Gastronômico  garante movimentação turística durante a baixa estação

Juçara Figueiredo e Adrianne Ciantelli, produtoras do evento. 

A paradisíaca praia de Pipa, acostumada a receber alto fluxo de visitantes na alta estação, presenciou dois fins de semana de movimento intenso fora da temporada. O Sabores da Pipa Festival Gastronômico, realizado de 17 a 27 de março, deixou as ruas cheias de visitantes, que aproveitaram os preços reduzidos e experimentaram temperos potiguares em pratos criados exclusivamente para o evento.

E não foram só os turistas que gostaram: os donos dos 39 restaurantes participantes também comemoraram o sucesso da segunda edição do Sabores. “A Taça Camarão da Terra, que criamos para o Festival, foi o item mais vendido do mês, atrás somente da Coca Cola”, comentou Gabriela Saldanha Lyra, do Sal da Terra. “Ficamos muito satisfeitos, é um fluxo que não veríamos nessa época do ano”, completou.

No restaurante Entrevero, o prato elaborado para o evento teve um desempenho tão bom que será incorporado ao menu fixo. “Foi surpreendente! A receptividade do nosso Xis Gaúcho de Costela foi muito boa. Testado e aprovado por quem mais importa, o público”, destacou a proprietária Denise Coelho.  “Temos certeza que os turistas saíram daqui com gostinho de quero mais”, disse.

Com o incremento nas vendas, os empresários da região já vislumbram a incorporação do Sabores da Pipa no calendário de atividades anual. “Essa segunda edição atraiu ainda mais gente do que a primeira” observaram Carolina Bestetti e Dennys Tentorio, da sorveteria Preciosa. “Acreditamos que há potencial para aumentar ainda mais e colocar nossa praia em projeção nacional, na rota dos eventos gastronômicos mais badalados do país”, concluíram.

Adrianne Ciantelli, da produtora de eventos Lá na Casinha, uma das organizadoras do Festival, lembra que os frutos do Sabores da Pipa não ficam somente para donos dos restaurantes. “Os turistas que visitaram a Pipa durante os 11 dias do Sabores da Pipa movimentaram todo o trade turístico, é um verdadeiro “ganha ganha”: ganham os estabelecimentos participantes, os meio de hospedagem, os meios de transporte, a galera que trabalha com passeios, como as embarcações e bugueiros”, pontuou. “A imagem que eles levam daqui e das marcas apoiadoras é super positiva. Isso nos traz uma grande alegria e sensação de dever cumprido”, disse.

Além disso, a comunidade também foi beneficiada com as atividades de qualificação oferecidas gratuitamente, com prioridade para os locais. “Convidamos especialistas para workshops e rodas de conversa. Os conhecimentos repassados por eles poderão ser aplicados para iniciar novos empreendimentos e melhorar o funcionamento daqueles já existentes”, explicou Juçara Figueiredo, da Juçara Figueiredo Produções, que também assina a produção do evento.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.