Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

RN já está em Sauípe para acompanhar o sorteio da Copa Fifa 2014



O Rio Grande do Norte está com equipe montada na Costa do Sauípe (Bahia) para acompanhar o sorteio final das seleções que vão compor os grupos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, nesta sexta-feira (6). O estande de Natal está montado desde terça-feira (3), onde representantes da Emprotur e da Secopa RN prestam informações à imprensa, aos turistas e aos profissionais das delegações de cada seleção. Entre os assuntos procurados, a Arena das Dunas, locais de treinamento, roteiros turísticos, história, cultura e gastronomia potiguar.

Nesta quinta-feira (5), a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário da Secopa, Demétrio Torres e o secretário de Comunicação, Paulo Araújo, se juntam à equipe já em Sauípe, formada pela gerente de Promoções da Emprotur, Gina Robinson, João Fernandes e Lidiane Lins, respectivamente o coordenador e a assessora de Comunicação da Secopa, e ainda o diretor do consórcio Arena das dunas, Charles Maia. Eles acompanharão o sorteio e farão o primeiro atendimento às oito seleções sorteadas para jogar as quatro partidas em Natal.

“Chegou a hora de o mundo se encantar ainda mais com a nossa terra por meio da divulgação espontânea que teremos”, lembrou a governadora Rosalba Ciarlini, que já recebeu em Natal equipes das TVS Al Jazeera, do Catar, Canadá, França, Espanha e Japão. “Nossa expectativa é positiva. Parte do planejamento da Setur (Secretaria de Estado do Turismo do RN) depende do resultado do sorteio. Temos estratégias prontas para captar turistas de países já de bom relacionamento com o RN, ou para conquistarmos novos polos emissores”, comentou o titular da Setur, Renato Fernandes.

Após o sorteio na sexta, em Sauípe, um grupo de 27 jornalistas, correspondentes de agências de notícias internacionais, desembarcam em Natal para um city tour pela cidade para conhecer a gastronomia regional, visita ao Complexo Arena das Dunas, passeio de buggy pelas dunas e jantar com a governadora Rosalba Ciarlini e o prefeito Carlos Eduardo. Na segunda-feira, a delegação das oito seleções escolhidas para jogar em Natal também aporta na cidade. Eles conhecerão as instalações do Arena das Dunas, o Estádio Frasqueirão e o campo de futebol da UFRN, que funcionará como centro de treinamento.

CURIOSIDADES
– Os jogos em Natal acontecerão dias 13 de junho, 16 de junho, 19 e 24 de junho, durante a fase de grupos da Copa do mundo da FIFA Brasil 2014;
– O sorteio será transmitido ao vivo pela TV aberta em nada menos que 193 países; 
– As atrações musicais do evento são Alcione e Emicida, a dupla Vanessa da Mata e Alexandre Pires, a famosa coreógrafa Deborah Colker e os baianos Margareth Menezes e Olodum;
– O salão onde acontecerá o Sorteio Final possui 9 mil metros quadrados, vai receber cerca de 4,8 mil pessoas credenciadas, e um total de 30 rádios, 17 delas brasileiras, e 79 redes de televisão (sendo sete locais) farão a cobertura do evento, que será transmitido para 200 países;
– 2,7 mil pessoas estarão mobilizadas para a cerimônia. Além dos dois mil funcionários das empresas contratadas (divididas no local do evento entre cerimonial, limpeza e outros serviços), haverá 200 voluntários para ajudar com o bom andamento do sorteio e nada menos que 300 agentes de segurança. A eles se somam 300 funcionários da FIFA que estarão no país para trabalhar ao lado de 200 brasileiros do Comitê Organizador Local.
– O espaço onde o brasileiro Cafu, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zidane, o italiano Fabio Cannavaro, o alemão Lothar Matthäus, o uruguaio Ghiggia, o holanlês Geoff Hurst e o argentino Mario Kempes estarão para sortear as 32 seleções do Mundial possui 580 metros quadrados – uma estrutura de aço que pesa quatro toneladas;
– O peso dos equipamentos que serão utilizados para iluminar o palco deste grande evento, com 11 km de cabos, 200 projetores e 308 refletores, é de 36 toneladas. Já para os equipamentos de som são necessários outros 30 mil metros de cabos, enquanto os equipamentos de vídeo pesam 20 toneladas, com “apenas” 3.500 metros de cabos elétricos e dois mil metros de cabos de sinal. No total, teremos nada menos que 46 km de cabeamento;
– Estarão presentes no Sorteio 30 técnicos das equipes classificadas para a Copa do Mundo da FIFA. Os únicos dois treinadores que não poderão participar são Óscar Tabárez, da seleção uruguaia, e Miguel Herrera, do México.

SOBRE O SORTEIO
A expectativa para o sorteio só acabará mesmo nesta sexta-feira, quando os oito grupos que darão forma à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 serão definidos. A cerimônia do sorteio terá início às 13h no horário local, 14h no horário de Brasília. O Brasil, como país anfitrião, encabeça um dos grupos, assim como também Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai, seleções de melhor colocação no Ranking Mundial da FIFA.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, será o encarregado de dirigir o sorteio e contará com a ajuda de assistentes de luxo: o ídolo uruguaio Alcides Ghiggia, o inglês Geoff Hurst, o brasileiro Cafu, o italiano Fabio Cannavaro, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zinedine Zidane e o alemão Lothar Matthäus.

Como estão distribuídos os potes?
Pote 1: cabeças de chave
Pote 2: seleções da África e América do Sul: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador
Pote 3: seleções da Ásia e a da América do Norte, América Central e Caribe, além da Austrália, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos
Pote 4: seleções da Europa: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia.

Como se desenrolará o torneio?
As equipes do Pote 1 entrarão automaticamente na posição 1 do respectivo grupo em que forem sorteadas. O Brasil ficará automaticamente na posição 1 do Grupo A.
O primeiro passo do sorteio será tirar uma equipe do Pote 4 (o único com nove seleções) e colocá-la no Pote 2, para que todos os potes contenham oito bolinhas. A seguir, ocorrerá o sorteio dos países do Pote 1, colocando o Brasil na posição 1 do Grupo A e os outros cabeças de chave na posição 1 das demais chaves de forma consecutiva, até o Grupo H.
O Pote 2, com equipes de três confederações, traz em tese o risco de violar o princípio da separação geográfica. Para evitar que haja um grupo com três equipes europeias, as quatro seleções sul-americanas cabeças de chave serão colocadas em um Pote X. Desse pote será retirada uma bolinha que determinará o grupo em que estará a seleção europeia do Pote 2. A seguir, serão sorteadas as seleções do Pote 2. A equipe europeia irá para o grupo já determinado, e as restantes completarão os grupos de A a H, sequencialmente.
É preciso lembrar que alguns grupos podem ser “pulados” para que o princípio da separação geográfica seja respeitado — evitando assim que Chile e Equador entrem em grupos com seleções sul-americanas cabeças de chave.
Depois, serão sorteados os Potes 3 e 4.
A posição das seleções dentro dos grupos também será sorteada — exceto as dos cabeças de chave.
Boa Viagem