Divulgar um guia de roteiros turísticos do Rio Grande do Norte tendo como garotos propaganda Gisele Bundchen e Zidane, e de graça, não é todo dia. Por isso foi organizado um grupo de trabalho no Rio Grande do Norte envolvendo diferentes órgãos de atuação para elaborar roteiros turísticos com base nessa premissa do desenvolvimento sustentável para ser inserido e divulgado pela campanha Passaporte Verde 2014.
O grupo de trabalho foi coordenado por Marjorie Madruga, procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental, representante do RN na Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa do Mundo FIFA 2014 do Ministério do Esporte, ladeado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), pela Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), Idema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e trade turístico.
A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com os ministérios dos Esportes, do Meio Ambiente, do Turismo e do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta. E a época da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 é ideal para implantação do programa.
O PNUMA usa um mosaico de suportes de mídia para a divulgação dos roteiros: portal na internet, redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis, intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros. Um dos mecanismos é a inserção dos destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o Trip Advisor. Outro suporte são os embaixadores da PNUMA: a top model Gisele Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que emprestam suas imagens em prol do incentivo às práticas sustentáveis.
Os Roteiros Passaporte Verde propõem um novo olhar sobre os destinos; um convite a explorar cidades de maneira mais autêntica, através de experiências que possibilitam maior contato com a natureza, degustação de pratos da culinária local em espaços especiais, vivenciar dias em meio às culturas tradicionais, descobrir e valorizar os Patrimônios Mundiais da Humanidade, praticar o ecoturismo e o turismo de aventura nos parques, descobrir a cidade a pé, de bicicleta ou transporte público.
“A campanha promove um estímulo à cadeia produtiva do turismo à prática da sustentabilidade como fator competitivo. Por isso deixa um legado para estruturação de políticas públicas nesta cadeira produtiva. Funciona como uma comunicação para moradores, turistas nacionais e internacionais, das experiências sustentáveis e roteiros das cidades-sede que apostaram nesta proposta”, explica o consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fernando de Souza.
Mais informações: WWW.PASSAPORTEVERDE.ORG.BR/EUCUIDO/ROTEIROS/#65
Seguem abaixo os roteiros turísticos do RN propostos para o Passaporte Verde
1. Roteiros Caminhos de Pium – Meio Período
Pium é uma palavra indígena que significa “Rio”, e que também dá nome às experiências novas com sabor de sustentabilidade no pequeno distrito de Parnamirim e Nísia Floresta, municípios integrantes da Grande Natal. Numa região de grande beleza e riquezas naturais, com sua comunidade e filosofia de vida de viver em contato profundo com a natureza, mesmo estando a apenas 5 km de Natal, a comunidade é abraçada pela Mata Atlântica e molhada pelos Rios Pirangi, Pium e Pitimbu e diversas lagoas. Assim, os Caminhos de Pium constituem um roteiro turístico voltado para pequenos grupos que valorizam a cultura, a gastronomia e as aventuras e oferece ao visitante um conceito de turista que valoriza a vivência e interação com a cultura local. Cortada pela Rodovia RN 313, chamada poeticamente de Rota do Sol, que lhe dá acesso, Pium são três. Existe a “Pium de cima”, próxima ao rio Pium e cortada pela Rota do Sol; a “ Pium de baixo”, pedaço mais fértil, cortada pelos rios e onde vive a maior parte da população e comumente chamada Vale do Pium ou Colônia de Pium e, ainda, a “ Pium Nísia” , área que foi colonizada pelos japoneses na década de 50. Aqui o multiculturalismo convivendo com a biodiversidade. O Brasil, verdadeiro e legítimo.
2. Roteiro de Compras Sustentáveis – Um Dia
A cidade de Natal possui valiosos espaços para o visitante encontrar os artesanatos regionais, feitos pelo povo potiguar. Entre os produtos que compõem o universo do artesanato potiguar estão os bordados e rendas, usados, sobretudo, em objetos chamados cama, mesa e banho; as joias e demais acessórios, fabricadas com metal e minerais, vez que o estado é riquíssimo em minérios. São muitos os motivos para se conhecer os mercados de artesanato em Natal. É um aprendizado cultural que permite enriquecimento humano e diversão garantida. É sinônimo de um consumo consciente. A outra proposta do roteiro é mergulhar no mundo da moda potiguar que cada dia surpreende mais, seja na qualidade das peças seja na quantidade de novos designers. Na inventividade. Na beleza. Na capacidade de aliar o regional com o moderno. Na sensibilidade para vestir a cultura local sem ser caricato. Na valorização da identidade genuinamente potiguar, nordestina, brasileira. No desejo de vestir o Brasil e sua riqueza cultural, musical, ambiental. Uma moda autoral, afetuosa, identitária, com cheiro de passado e com os pés no presente, contemporânea. Um vestir que busca mostrar as cores, as fitas, as rendas, a etnografia, a palavra, os sotaques, as lendas, o folclore do povo potiguar. Os nossos saberes.
3. Pipa/Tibau do Sul – APA Bonfim Guaraíras – Dois Dias ou Mais
A famosa Praia da Pipa tem uma natureza tão arrebatadora e sua vila uma atmosfera tão especial que aqui o visitante viverá experiências inesquecíveis, sejam visuais, táteis, sonoras e olfativas. Localizada a 87 km de Natal faz parte de Áreas de Proteção Ambiental, onde a mais típica paisagem desse paraíso tropical é a junção entre dunas imponentes sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias vivas pela ação do mar e dos ventos. Aqui há uma combinação espetacular de dunas e falésias num fundo verde muito denso. A conformação espacial destas duas enseadas fornecem abrigo e alimento aos golfinhos, que fazem presença constante aqui e são protegidos e por esse motivo é controlado os passeios de barco na área. O Projeto TAMAR é o responsável por cuidar das tartarugas marinhas. Saindo levemente da costa, é possível contemplar a mata atlântica, preservados no PEMP e no Santuário Ecológico da Pipa, onde o visitante pode fazer trilhas interpretativas. Na Pipa, encontramos o melhor de todos os mundos. O esplendor da beleza numa natureza ainda selvagem e viva. Uma vila que dispensa carros, onde em 20 minutos de caminhada tudo é alcançável. Sendo também um exemplo de como as cidades sustentáveis deveriam ser. Além da programação diária, a vila tem uma rica vida noturna, e ainda abriga ao longo do ano diversos festivais, como: Festival Gastronômico da Pipa, Festival de Jazz, FliPIPA – festival de literatura.
4. Natal Natural – Um Dia
Situado na Zona de Proteção Ambiental – 1 (ZPA-1) o Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral do município, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. A vegetação local, reconhecida como um remanescente da Mata Atlântica, associada a algumas espécies características do cerrado e da caatinga, constituem uma área que serve de abrigo para os animais silvestres, alguns deles endêmicos do RN e outros em vias de extinção, além de repercutir positivamente no micro-clima da cidade. O Memorial Natal, localizado no alto da torre projetada pelo mundialmente conhecido arquiteto Oscar Niemeyer.
– Parque das Dunas (Bosque dos Namorados)
Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque Estadual Dunas do Natal ”Jornalista Luiz Maria Alves” está localizado em Natal e possui uma área de 1.172 hectares. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.
– Centro de Educação Ambiental de Natal
Local utilizado para a promoção de oficinas de pintura, colagem, reciclagem (reutilização de materiais), papel reciclado e atividades ligadas a Projetos Sociais. Exposições de Fotografias, artes plásticas, desenhos, esculturas, artesanatos, entre outros.
• ENDEREÇO: Av. Prefeito Omar O ́Grady (Prolongamento da Av. Prudente de Morais
– Bosque das Mangueiras
Area Verde excelente para caminhadas e prática de exercícios fícios ao ar livre.
• ENDEREÇO: Av. Nascimento de Castro
5. Descoberta do mundo oceânico e marinho (Turismo Náutico) – Um Dia
Neste roteiro, o visitante tem contato com o fascinante mundo oceânico e marinho. Natal oferece opções desde experiências, desde a diversidade das atrações do Aquário de Natal, até a valorização da navegação à vela realizada por embarcações rústicas (jangadas). Também para os principiantes, destaca-se o como mergulho com tubarões no Aquário de Natal, ou mesmo as saídas para alto mar para a prática de batizados ou mergulho autônomo num grande banco de corais, distante em média 12 milhas da costa. O turismo náutico é praticado dentro do ambiente natural demonstrando a importância dos ecossistemas oceânicos e costeiros para a manutenção e o equilíbrio da vida no planeta, além de valorizar a forma das comunidades costeiras tradicionais interagirem com esses ecossistemas. Aproximando, seguramente, o homem da natureza e ajuda-o a interagir com esta, (re)lembrando-o que ele é parte dela. No litoral do Rio Grande do Norte e de Natal existem muitos arrecifes costeiros. Algumas destas barreiras, muito próximas da praia, criam grandes piscinas naturais de águas mornas e límpidas. Na terra potiguar, está o Caribe Sul Americano.
6. Roteiro Noturno – Natal – Noturno
Para quem gosta de agito noturno, Natal oferece boas atrações onde se pode encontrar a música regional mesclada com ritmos e sons de diferentes origens. Conhecer através dos ritmos e das letras das musicas um pouco da identidade local, os costumes regionais e regados de sabores são as especialidades dos ambientes indicados no Roteiro. O convite para curtir a noite Potiguar é inclusivo para qualquer perfil de visitante, porque a noite potiguar é longa, sendo que em alguns lugares começa bem cedo e outros muito tarde, perto da meia noite. Portanto, há opções para todos os gostos e disposição.
– Pôr-do-Sol do Potengi
Encanto potiguar com poesia e música, emociona e é capaz de despertar sentimentos únicos nos mais sensíveis e apaixonados pela vida. Este é o pôr-do-Sol do Potengi, um espetáculo natural que une um dos visuais mais bonitos da capital potiguar à boa música, encantando o público presente nos fins de tarde do Iate Clube de Natal, agradável espaço às margens do Rio Potengi, olhando para o imenso manguezal que protege a cidade do sol. Vários poetas, instrumentistas e trovadores se apresentam no Pôr do Sol, tais como: Galvão Filho, Fernando Tovar, Isaque Galvão e o embolador Manoel do Coco. Destaca-se, ainda, a apresentação da violinista Mariana Holschuh, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.
– Forró Com Turista
Tradição e animação na noite de quinta-feira em Natal. Uma festa que perdura com sucesso de público há 25 anos. Isso mesmo: 25 anos com a tradição de bem receber ao som do autêntico forró pé-de-serra . E dentro de um prédio histórico, tombado pelo patrimônio histórico. No pátio da antiga prisão de Natal, natalenses e turistas dançam a noite toda, o nordestino e brasileiríssimo Forró. A quinta-feira mais animada de Natal tem início por volta das 22h. No Forro do Turista também acontece apresentação da Academia de Dança; do repentista Moacir do Repente; e da Banda de forró pé-de-serra, que entra em cena com a sanfona, a zabumba, o triângulo e o pandeiro. A partir da meia-noite, rola uma grande quadrilha improvisada. O público dança ao som do melhor forró pé de serra.
– Espaço Cultural Buraco da Catita
O Espaço Cultural “Buraco da Catita” insere-se no movimento pela revitalização do Centro Histórico de Natal e tem sua origem ligada aos grupos musicais Ribeira de Pau e Corda e Catita Choro e Gafieira. Desde a sua abertura, o Buraco da Catita promove o choro e outros gêneros da música brasileira como o frevo e o samba, além de tributos a compositores ilustres, como Cartola, Noel Rosa e Luiz Gonzaga, bem como celebra datas especiais como o Dia da Consciência Negra, Festival Internacional de Trombonistas, mostras de dança, curtas e música erudita. Recentemente a entidade cultural “Espaço Cultural Buraco da Catita” foi contemplada com o Premio Pró-Cultura Palcos Permanentes do Ministério da Cultura/Funarte, viabilizando diversos projetos como “Quinta Cultural”, “Sexta no Choro”, “Sábado do Samba”, “Prévias Carnavalescas”, “Gafieira Dançante”, “Projeto SamBOSSamba” e “Projeto Verão no Buraco da Catita”. Mantém ainda a tradição dos tributos, como “Tributo a Cartola”, “Tributo a Noel Rosa”, “Tributo ao Baião” e “Tributo aos Novos Baianos”.
• ENDEREÇO: R. Câmara Cascudo, 729
7. Maracajaú – Área de Proteção dos Recife dos Corais – Dois Dias ou Mais
Maracajaú significa, em língua tupi – a bebida dos Maracajas, e é também conhecida como o Caribe Brasileiro, por suas águas cristalinas e pelos 13 km2 de arrecifes de corais ou Parrachos, na linguagem nativa. Pelo seu inestimável valor estão protegidos por uma APA com uso limitado apenas para a visitação turística para mergulho, pesca e pesquisas científicas. Maracajaú, Esta pequena vila praiana de aproximadamente 2 mil pessoas tem uma vida tranquila e a maioria de seus moradores, e oferece pequenas pousadas, caso o visitante queira pernoitar. Para animar, muitos grupos folclóricos e festas tradicionais, além da gastronomia à base de frutos do mar e pousadas que se harmonizam com a paisagem local. Dentre outras atividades estão os passeios de Catamarã, Lancha e janga-lancha, passeio de cavalo pelas dunas, parque aquático para crianças, prática de kitesurf.
*Noticia enviada pelo assessor de imprensa da Setur para a imprensa, no dia 12 de junho, com exceção de mim, e recebi a noticia hoje (15) pelo presidente da Emprotur