Réveillon carioca: projeções apontam para cenário positivo


Levantamento do Rio Convention Bureau estima aumento de público nos atrativos turísticos e ocupação superior a 95% nos hotéis

Com estimativa de um público de dois milhões de pessoas, o espetáculo do Réveillon nas areias de Copacabana terá como marca a expansão do turismo, na comparação com a festa do ano passado, e números expressivos de visitantes nos principais equipamentos turísticos da cidade. A projeção é fruto de levantamento do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit.Rio) junto aos associados da entidade.

Os cartões postais do Rio de Janeiro devem ter um aumento de 15% de público na comparação com o mesmo período do ano passado. Já a ocupação hoteleira deve ultrapassar a marca de 95% entre os dias 29 e 31 de dezembro. Durante a festa, a expectativa é de lotação máxima na cidade. Entre as atrações turísticas que projetam crescimento de visitação estão Pão de Açúcar, Corcovado, Roda Gigante Yup Star, Museu do Amanhã, BioParque do Rio e AquaRio.

O retorno do evento em seu formato original após dois anos cria expectativa de que o espetáculo entre para a história como uma de suas melhores edições. Serão 11h de programação com shows e 10 balsas de fogos. É estimado um movimento de R$ 2 bilhões na economia da cidade.

“O Réveillon de Copacabana é um evento super democrático e uma marca registrada da cidade. Será a primeira celebração completa após as restrições sanitárias, com tudo que os visitantes merecem: queima de fogos e apresentações. Temos certeza que a prefeitura vai entregar uma linda e inesquecível festa”, disse o presidente-executivo do Rio CVB/ Visit.Rio, Carlos Werneck.

A comemoração da virada não se restringe à areia da praia. Há opções de eventos exclusivos por toda a cidade para aqueles que preferem fugir da aglomeração. Para esse público, há opção de comemorações privadas em quiosques, clubes, restaurantes e outros estabelecimentos. Bares e restaurantes associados ao Rio CVB esperam números similares aos do ano passado. Já para shopping centers a estimativa é um crescimento de 40%.

Quatro transatlânticos estarão no Píer Mauá

A tradicional queima de fogos também atrai cruzeiros, que oferecem aos passageiros a oportunidade de assistir ao espetáculo com uma vista privilegiada. No dia da virada, quatro transatlânticos estarão atracados no Píer Mauá, um a mais do que no último ano, informa a direção do terminal. As embarcações têm origem em Buenos Aires (ARG), Paraty (RJ), Ilha Grande (RJ) e Ilha Bela (SP) e reúnem cerca de 11 mil viajantes.

Para Werneck, a data da festa, que esse ano acontece durante o fim de semana, pode representar um diferencial positivo. “Fica mais atrativo do ponto de vista de investimento para os turistas que conseguem centralizar pacotes de três diárias, em especial para vizinhos de cidades como São Paulo e Belo Horizonte”, disse.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.