Reunião em Natal discutiu o Plano Operacional de Mobilidade para a Copa 2014

O Palácio Felipe Camarão recebeu nesta quinta-feira (15) o Secretário Nacional de Transporte, Júlio Eduardo, para uma reunião com representantes da Prefeitura do Natal para a apresentação dos projetos de acesso a Arena das Dunas e ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e os principais pontos do plano de mobilidade para a Copa.

O encontro contou com a presença dos secretários de Obras Públicas, Tomaz Neto e de Mobilidade, Walter Pedro, o Secretário de Comunicação, Heverton de Freitas, o Diretor de Trânsito de São Gonçalo, Paulo Roberto Macedo e os representantes da PRF, PM e Construtora Queiroz Galvão.

Durante a reunião, foi discutido a mobilidade ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que foi apresentado pelo diretor de trânsito da cidade, Paulo Roberto, que mostrou as rotas de acessos, linhas de ônibus e tempos de percurso e sinalização, que juntos com outros órgãos vão garantir o fluxo do trânsito para o novo Aeroporto.

“Nós fizemos uma trabalho de identificação de possíveis pontos de congestionamento dos acessos ao aeroporto e hoje nós só vamos ter apenas o acesso norte, interligando a BR-406 e um trecho que interliga a RN-160. Nossa preocupação maior é com relação ao corredor principal, que vai ser de aproximadamente 27km da Arena para o Aeroporto, então existe um estudo que junto com a PRF, DNIT e as prefeituras para fazer um trabalho conjunto para deixar o trânsito fluir nesses trechos”, explicou Paulo Roberto.

Um outro ponto importante que entrou em pauta foi com relação a interdição do viaduto da BR-101, que não ficará pronto até o início da Copa. Tomaz Neto, secretário de Obras Públicas, estava presente e explicou como será feito o isolamento do viaduto, “O Viaduto vai estar completamente envelopado, tapumes até a altura de 3 metros, esses tapumes vão estar não só na aérea do viaduto, vamos prolongar o que estão na BR-101, até onde finaliza a obra e também vamos colocar blocos de concreto encostado ao tapume”.

O Secretário Adjunto de Mobilidade, Walter Pedro, falou sobre as linhas especiais de ônibus que estarão disponíveis durante o mundial assim como as áreas oficias de estacionamento e a sinalização informando os caminhos para Arena das Dunas e Fifa Fan Fest.  O secretário explica que são seis de linhas especiais de ônibus, que vão desde a Rodoviárias-Arena das Dunas e Arena das Dunas-Via Costeira, onde funcionaram durante todo o evento ao preço de R$ 2,20. Além dessas, funcionara a linha circular que tem o trajeto definido dentro do Campus UFRN e Arena das Dunas, que será de graça para quem possuir os ingressos dos jogos.

Por fim foi discutido o Plano de Comunicação de Mobilidade, que foi apresentado pelo Secretário de Comunicação, Heverton de Freitas, que mostrou os principais pontos do plano.” Nós fizemos um plano para comunicar essas questões de mobilidade focado, basicamente, na mídia digital. Nós estamos produzindo uma folhetaria, onde vai ter um mapa de bolso da área do entorno do estádio com as informações básicas.  Teremos um Hotsite do Fifa Fan Fest que também terá mapas sobre a questão da mobilidade. Vamos convocar uma entrevista coletiva, que será organizada no Presspoint, na UFRN, onde serão colocados todos esses ponto de forma didática de como será feita a mobilidade em dias de jogos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.