A Braztoa anunciou os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/18. Na categoria Meios de Hospedagem & Resorts, os três melhores projetos selecionados para disputar o prêmio final são de associados à ABR (Associação Brasileira de Resorts), são eles: Costão do Santinho (Florianópolis/SC), com o projeto “Costão do Santinho, um paraíso sustentável”, Mabu Thermas Grand Resort (Foz do Iguaçu/PR), com “Gestão de resorts pautado na sustentabilidade”, e Sofitel Guarujá Jequitimar (Guarujá/SP), com “Emissão zero efluentes líquidos”.
A categoria Meios de Hospedagem & Resorts foi criada neste ano para contemplar a parceria entre a ABR e a Braztoa, e o compromisso da entidade em promover e valorizar as iniciativas sustentáveis de seus associados. “É uma grande satisfação ver a dedicação de nossos resorts em submeter suas ações ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Esta é uma premiação de muito prestígio, reconhecida pela Organização Mundial de Turismo e, sem dúvida, incentivará o engajamento e a multiplicação de mais projetos sustentáveis nos resorts e nas comunidades onde estão localizados”, comemora João Bueno, diretor executivo da ABR.
“Essa parceria faz parte de uma evolução muito importante do prêmio. Com o passar dos anos, fomos nos ajustando e chegamos ao total de categorias que acreditamos estar alinhado ao mercado e às ações que recebemos e que queremos fomentar dentro do turismo. É uma grande honra ter a ABR conosco, o que fortalece ainda mais o setor e o prêmio. Estamos felizes pelo foco da entidade à questão da sustentabilidade”, comenta Monica Samia, CEO da Braztoa. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de outubro, na Convenção Braztoa 2017, em Foz do Iguaçu (PR).
Sobre a ABR: com o objetivo de fortalecer o segmento de resorts no País, a Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada há 15 anos e, hoje, conta com 49 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort, presentes em 13 Estados brasileiros. A entidade atua no desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade turístico, a fim de identificar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento.
Site: www.resortsbrasil.com.br
Sobre a Braztoa: a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Site: www.braztoa.com.br
Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade: desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão. O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico. Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.