O Resort & Residential Hospitality Forum (R&R) terminou quarta-feira em Vilamoura, no Algarve. Trata-se de uma conferência B2B dedicada ao investimento hoteleiro, organizada anualmente pelo Questex Hospitality+Travel Group, e que contou com as presenças do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, bem como do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
O evento, que teve como country sponsor “VisitPortugal”, decorreu entre os dias 17 e 19 de outubro no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort. Reuniu reputadas marcas hoteleiras internacionais, fundos de investimento, developers, entre outros decisores e operadores no mercado de investimento hoteleiro de resort e residencial, para uma ampla discussão de temas ligados à sustentabilidade, inovação e novos mercados, com vista a promover o investimento turístico em regiões estratégicas.
Foram mais de 70 palestrantes e 300 congressistas, dos quais 25% investidores, e uma área expositiva dedicada às empresas patrocinadoras do evento, com destaque para as startups nacionais na área da consultoria e data analysis (MTI, XLR8RM, Transfergest, ActivBookings e Classihy) promovidas pelo NEST- Tourism Innovation Center, realçando assim a importância atual do ecossistema empreendedor em Portugal ligado à indústria do turismo.
Num momento em que o turismo internacional está a dar sinais de dinamismo, contribuindo para a retoma económica, foram debatidos assuntos pertinentes como a importância da sustentabilidade na atividade turística e desenvolvimento dos destinos, dependente da urgente consciencialização e adoção dos critérios ESG (Environment, Social e Governance) e das suas métricas na gestão das empresas.
A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, salientou a “importância de eventos internacionais desta natureza se realizarem em Portugal, contribuindo para posicionar o nosso país no foco dos grandes investidores internacionais”. Por outro lado, Rita Marques sublinhou “o bom momento que o turismo em Portugal vive, reconhecido ao longo do dia por diversos palestrantes estrangeiros, e considerou que 2023 será um ano de desafios exigentes, mas também de algumas oportunidades que temos de saber explorar, nomeadamente em matéria de sustentabilidade.”
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Info: turismodeportugal.pt