Região espanhola Castilla-La Mancha apresenta oferta turística do destino na BTL 2024

Região espanhola Castilla-La Mancha apresenta oferta turística do destino na BTL 2024


“Castilla-La Mancha y Albacete, Los Destinos de las Maravillas”, apresentação que terá lugar no Palco BTL Cultural esta quinta-feira, 29 de fevereiro, sublinhará o imenso potencial turístico da região e dará a conhecer a nova campanha promocional do destino

Albacete tornou-se na única província de Espanha e do mundo certificada como “Destino Turístico Starlight” 

Elche de la Sierra prepara candidatura das Alfombras de Serrín a Património Cultural Imaterial da UNESCO

Amplamente reconhecida como uma multifacetada tapeçaria cultural e natural, a região espanhola de Castilla-La Mancha apresenta na BTL a sua campanha de promoção turística para 2024, sob o mote “Castilla-La Mancha, o Destino das Maravilhas”

Inspirada no clássico da literatura infantojuvenil “Alice no País das Maravilhas”, a campanha pretende destacar a magia e a diversidade da região, prometendo aos visitantes uma experiência única, onde a realidade e fantasia se cruzam. 

Com uma abordagem criativa e envolvente, este conceito pretende capturar e transmitir aos visitantes a essência de Castilla-La Mancha, enfatizando a sua beleza natural, o vasto património histórico, a gastronomia à altura dos paladares mais exigentes, a par das suas ricas tradições culturais, capaz de seduzir tanto os turistas nacionais como internacionais, num convite irrecusável à exploração das “maravilhas” que este destino tem para oferecer.

A nova campanha será um dos destaques da conferência “Castilla-La Mancha y Albacete, Los Destinos de las Maravillas”, que terá lugar esta quinta-feira, 29 de fevereiro, no Palco BTL Cultural, da Bolsa de Turismo de Lisboa 2024, e onde estarão presentes os responsáveis do turismo da região para dar a conhecer a oferta turística do destino.

A apresentação, que decorrerá das 12h30 às 13h30, contará com intervenções de Ana Isabel Fernández Samper, Diretora Geral de Turismo, Comércio e Arte de Castilla-La Mancha, María Soledad García García, Vice-Presidente da Associação Provincial de Empresários de Hotelaria e Turismo de Albacete, e Raquel Ruíz López, Deputada Provincial de Turismo da Delegação de Albacete e Presidente da Câmara de Elche de la Sierra.

Um destino, múltiplas experiências

Castilla-La Mancha, região espanhola próxima e diversificada, será apresentada como um destino caracterizado por uma multiplicidade de atrações e atividades, com especial destaque para a província de Albacete, uma das joias naturais e etnográficas de Espanha.

Referência no turismo de interior, Albacete posiciona-se como um destino incontornável para aqueles que procuram uma experiência de natureza, somando ainda um enorme potencial ao nível da cultura, património histórico, atividades desportivas, festividades de elevado interesse turístico e cultural, tudo acompanhado por uma riqueza gastronómica ímpar. 

Albacete tornou-se também, recentemente, na primeira província de Espanha e do mundo a obter a certificação completa como “Destino Turístico Starlight”. Esta certificação, concedida pela Fundação Starlight e apoiada pela UNESCO, UNWTO e IAC, é atribuída a lugares com níveis muito baixos de poluição luminosa, permitindo aos visitantes desfrutar de uma experiência inigualável ​​de observação do céu noturno. Esta distinção permitirá agora alavancar a promoção do turismo astronómico em toda a região graças à qualidade dos céus de Albacete.

A apresentação na BTL será também uma excelente oportunidade, tanto para os profissionais da indústria do turismo como para o público em geral, de conhecer em maior detalhe as riquezas culturais, a herança e tradições da cidade de Elche de la Sierra, localidade que estará igualmente em destaque.

Uma joia natural que esconde também um tesouro de cultura, tradição e arte

Da experiência musical proporcionada por festivais como o LeturAlma ao contacto com tradições vibrantes como as Festas Populares de Almansa, passando pelas inconfundíveis Tamboradas de Hellín e Tobarra, ecos da paixão e alma de Albacete, não faltam predicados de destino cultural a esta multifacetada província espanhola. Isso mesmo está espelhado na campanha promocional da província, sob o claim “Albacete sente-te, sente Albacete”, que destaca a diversidade de atividades à disposição dos visitantes.

Além de ser um destino imperdível para os amantes da natureza, em especial aqueles que se deixam fascinar pela observação do céu noturno, com 93 por cento das suas comarcas abrangidas pela certificação Starlight, Albacete destaca-se igualmente pela sua riqueza cultural e histórica, onde arte e tradição se cruzam. 

Perfeito exemplo disso mesmo, as Alfombras de Serrín, uma tradição única, que, na noite do sábado posterior ao Corpo de Cristo, transforma as ruas de Elche de la Sierra num espetacular e colorido tapete de Serrín, criando uma incrível tapeçaria de cenas religiosas. Esta tradição surge depois de um comerciante desta província de Albacete, Francisco Carcelén, ter testemunhado as festividades da Oitava do Senhor durante uma visita a familiares que viviam em Terrassa, Catalunha, uma localidade onde era costume cobrir as ruas com pétalas de flores para assinalar a data no bairro de Can Palet. De regresso a Elche de la Sierra, com mais 9 amigos, recriou o efeito das pétalas em tapetes tingidos.

Atualmente, realizam-se 30 Alfombras de Serrín, em 3 praças e 27 trechos de rua, totalizando 1.700 metros quadrados de superfície coberta por esta vibrante e colorida tradição, numa noite especial que é um testemunho do trabalho coletivo das gentes de Elche de la Sierra em homenagem às suas raízes e herança histórica. Esta tradição é reconhecida, desde 2014, como Festa de Interesse Turístico Nacional e Bem de Interesse Cultural e, em 2022 foi inaugurado o Museu das Alfombras de Serrín de Elche de la Sierra, o único museu de arte efémera de Espanha.

Em 2024, quando a tradição da cidade cumpre 60 anos, assinala-se mais um importante marco para este legado cultural. No próximo mês de março, em conjunto com a Associação de Amigos das Alfombras do Corpus e outras associações de arte efémera do mundo, será apresentada a candidatura das Alfombras de Serrín a Património Cultural Imaterial da UNESCO, reconhecimento que marcará um momento histórico, não apenas para Elche de la Sierra, mas para toda a Albacete, numa em que prepara também a candidatura ao título de Interesse Turístico Internacional desta manifestação artística de comunhão e celebração.

A par da apresentação do destino no Palco BTL Cultural (pavilhão 2), a região turística de Castilla-La Mancha estará presente nostand 4B22, localizado no pavilhão 4 da BTL.

Rolar para cima