Um mercado formado por 18 milhões de brasileiros, sendo 57% deles detentores de diplomação de nível superior. E mais: 36% deles são da classe A e 47% da classe B. Trata-se do mercado gay brasileiro que possui um poder de compra de R$ 111 Bi anuais. Com foco neste público, o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) lançou a campanha ‘Friendly – GLSBT. Pernambuco simpatiza com você’. A campanha é destinada a hotéis da capital pernambucana receptivos a este tipo de público.
Segundo o presidente do Recife CVB e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), José Otávio Meira Lins, o mercado segmentado merece atenção especial: “Este público chega a apresentar gastos 30% superiores aos héteros e a capital pernambucana é o principal destino do Nordeste para estes clientes”, analisa. Boa Viagem, Calhetas e Porto de Galinhas estariam entre os principais atrativos para o público GLS e Recife se diferencia por sua vida cultural e noturna agitadas e sua comunidade gay atuante.
Até então, cinco estabelecimentos da capital já aderiram à campanha e os hotéis serão identificados com placas na recepção que conterão as cores do arco-íris, símbolo internacional do público GLBTS. Entre os equipamentos que já aderiram à idéia, os hotéis Cult, no Pina, e o Jangadeiro, situado à beira-mar de Boa Viagem. Segundo Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB, os hotéis interessados em aderir à campanha poderão solicitar informações e credenciamento para a cessão de placas através do (81) 3328.8300. “Estamos convidando os associados para aderirem à campanha. Em 2009, o Convention irá promover capacitação gratuita para os funcionários dos hotéis Friendly”, ressalta.
Turismo GLSBT é crescente nos EUA – Dados da “International Gay and Lesbian Travel Association” indicam que no mercado norte-americano o potencial turístico desse público é estimado em 10% do faturamento do setor. Segundo a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT-GLS), o turismo gay é o mercado que apresenta mais crescimento no exterior. Enquanto 9% dos heterossexuais americanos viajam ao exterior, o percentual de gays é de 45%, sendo que 87% deles viajam através de agências de turismo. O Brasil seria o quinto país mais procurado para viagens pelos norte-americanos. A entidade ainda aponta que 33% deles viajam pelo menos uma vez por ano ao exterior, enquanto 85% viajam pelo menos quatro vezes ao ano para outras cidades.