Mais que uma estadia, uma experiência única, com cheiro a natureza.
O Hotel Quinta do Marco, localizado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, sofreu, durante o passado inverno, um conjunto de intervenções, com vista à melhoria da qualidade de atendimento e conforto dos hóspedes.
Neste sentido, através do apoio do Programa de Requalificação da Oferta, promovido pelo Turismo de Portugal, em a parceria com o Crédito Agrícola, a unidade hoteleira foi alvo de várias remodelações.
A preocupação com a sustentabilidade é transversal às decisões tomadas pela equipa do Hotel, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, neste novo conceito de Eco Turismo. As áreas ajardinadas do Hotel possuem, maioritariamente, espécies autóctones que reduzem a necessidade de rega. Em 2022 foram plantadas mais de 200 alfarrobeiras na propriedade. Um dos investimentos mais significativos do programa será, brevemente, a aquisição e instalação de uma estação de tratamento de esgotos ECO FLOW, à base de fibra de cocô, a qual permite a certificação da água tratada, para a rega de árvores. Este sistema de tratamento tem a pegada de carbono mais baixa do mercado.
Simultaneamente, foram também instalados redutores de caudal em todas as torneiras, carregadores para carros elétricos, reduziu-se a utilização de plástico, disponibilizam-se recipientes apropriados para reciclagem nos espaços comuns, entre outras intervenções.
No que diz respeito aos quartos, do rés-do-chão, os mesmos foram totalmente remodelados, desde canalização, eletricidade, iluminação, isolamento, ar condicionado e mobiliário, visando aumentar o conforto dos clientes e a redução dos consumos, nomeadamente energéticos e hídricos. As piscinas serão aumentadas, obra a realizar na próxima época baixa, mantendo o sistema de aquecimento da água, já instalado. Foram renovadas também as zonas de sombreamento e criado um miradouro panorâmico, onde os clientes poderão desenvolver várias atividades como observação das estrelas, massagens, aulas de yoga, workshops de artesanato, entre outras.
O restaurante foi igualmente alvo de significativos investimentos, tanto na sala como na cozinha, continuando a manter um menu muito orientado para a dieta mediterrânica.
Para o desenvolvimento destas obras, num curto período de quatro meses, foi fundamental a colaboração entre todos os parceiros, com destaque para a equipa de Pedro Reis Construções, Carlos Gouveia Ldª, True Inox, Tavivolt, Passarinho – Materiais de Construção, B Design, Carpintaria do Barranco do Velho, Albombas, Atelier dos Tecidos, Vidralgar, Maria Lurdes da Cruz, entre outros, sendo a organização e acompanhamento do projeto de investimento da responsabilidade da Neomarca.
No final da próxima época alta serão concluídos os trabalhos de requalificação, aumentando ainda mais a qualidade, disponibilizada aos clientes, continuando a demonstrar que férias no Algarve também podem ser de elevada qualidade e autenticidade, quando os clientes escolhem o interior da região.