Quake assinala Dia Internacional dos Museus com 100 entradas gratuitas

Está a chegar o Dia Internacional dos Museus. Para assinalar esta data especial, que se celebra todos os anos a 18 de maio, o Quake vai oferecer a entrada às primeiras 100 pessoas que visitem o museu neste dia.

As entradas gratuitas no Dia Internacional do Museu são limitadas ao número máximo de 100 visitantes e válidas para as primeiras sessões que se vão realizar nesse dia. Os bilhetes gratuitos estão disponíveis na bilheteira do museu e serão entregues por ordem de chegada, não sendo possível efetuar uma pré-reserva dos mesmos.

Criado pelo International Council of Museums (ICOM), em 1977, o Dia Internacional dos Museus tem como principal objetivo promover junto da sociedade uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Este ano, o tema central é ‘Museus, Educação e Investigação’ e visa sublinhar o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística.

Maria Marques, co-fundadora do Quake congratula-se com a escolha do tema deste ano: “no Quake, esta experiência holística acontece através de uma passagem por diferentes estações interativas, cenários temáticos, recurso a tecnologia imersiva e até mesmo simuladores que permitem vivenciar o terramoto que ocorreu em Lisboa, em 1755. Esta proposta do Quake nasceu da vontade de complementar a cada vez mais rica e dinâmica oferta cultural de Lisboa e de sensibilizar a população portuguesa para o risco sísmico do país, pelo que nos faz todo o sentido voltarmo-nos a associar a esta iniciativa e celebrarmos os museus por mais um ano de vida.”

O museu

Durante 1h40 é possível aproveitar dez salas surpreendentes, com recurso a simuladores, estações interativas, tecnologia  e cenários imersivos, que permitem uma viagem à Lisboa pré-terramoto, dando a conhecer ao detalhe não só a ciência dos sismos e o fatídico dia 1 de novembro de 1755, como toda a história da cidade de Lisboa. 

O Quake tem também – e sobretudo – o objetivo de consciencializar e alertar a população para a possível ocorrência de um novo sismo, tentando evitar uma tragédia em larga escala semelhante à vivida pelos lisboetas no século XVIII. 

O reconhecimento

Desde a sua abertura, em abril de 2022, o Quake já recebeu mais de 200 mil visitantes e foi reconhecido pelo seu trabalho inovador, com reputados prémios como o World Travel Award (categoria de Europe’s Leading New Tourist Attraction), os THEA Awards (categoria Outstanding Achievement – Historical Experience) e os Remarkable Venue Awards (categoria Most Innovative Venue).

##

Sobre o Quake 

O Quake é um museu temático que dá a ver e a sentir o Grande Terramoto de Lisboa, em mais de dez salas tecnológicas e totalmente didáticas. É um convite, sob a forma de uma viagem no tempo, a descobrir mais sobre o desastre natural de 1755, sobre a época do Iluminismo, sobre Lisboa e sobre eventos sísmicos. Estarmos melhor preparados para um novo terramoto é a razão de ser do Quake. As visitas devem ser agendadas, para assegurar o horário mais desejado, estando os bilhetes disponíveis para venda no site oficial. 

Rolar para cima