Projeto piloto do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE mobiliza associados

Desde o mês passado, quatro operadoras da BRAZTOA – Landscape, Litoral Verde, New Age e Sanchat estão recebendo visitas técnicas do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE. Estes encontros fazem parte do projeto piloto e tem o objetivo de criar o ambiente necessário para o desenvolvimento e implementação da gestão de sustentabilidade em cada uma das empresas. “A primeira visita foi excelente! Juntamente com os consultores buscamos todos os conceitos mais importantes que a Landscape havia definido como missão, objetivo, meta e visão, e com base nisso criamos um esboço da nossa política de sustentabilidade. Agora essa política está sendo discutida internamente e estamos recebendo as sugestões dos nossos colaboradores para finalizá-la e também para iniciarmos a construção dos primeiros objetivos e metas da empresa”, conta Ana Carina Homa, assessora socioambiental da BRAZTOA e diretora de uma das operadoras escolhidas por sorteio. O mesmo processo vem ocorrendo nas outras empresas, como é o caso da Sanchat, que definiu itens de sua política de sustentabilidade, como conservação do meio ambiente e superar as expectativas dos seus clientes, com objetivos e metas claras e tangíveis. “Já envolvemos todos os nossos funcionários”, conta Luis Carlos Loiola, responsável pela aplicação do PROGRAMA na operadora.
Para Amauri Morais, diretor de vendas da Litoral Verde, “a sustentabilidade está cada vez mais evidente no mundo dos negócios e os consumidores estão mais atentos às marcas que se preocupam com o meio ambiente, por isto partilhamos com a BRAZTOA neste projeto, onde ganha o meio ambiente e ganham os associados que aderirem à causa”.
O PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, que vem sendo desenvolvido há dois anos e foi lançado durante o último Encontro Comercial, em setembro, pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.
Até o final de novembro, estão sendo realizadas oficinas para os associados participantes do grupo de trabalho, na sede da BRAZTOA, além de três visitas técnicas individuais, de duas horas cada uma, nas quatro operadoras selecionadas. Cada associada deve definir seu sistema de gestão para que possa implementar as ações de sustentabilidade no seu negócio. “A gestão de sustentabilidade implica na aplicação de um plano de ação, como objetivos, metas e indicadores dessas ações”, diz Alexandre Garrido, consultor da BRAZTOA neste PROGRAMA.
O PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE foi estruturado em três fases: 1º fase: Requisitos para associados BRAZTOA (gestão do negócio) – Atual; 2º fase: Diretrizes para fornecedores (gestão do produto); e 3º fase: Diretrizes para a rede de distribuição (gestão do cliente). Para a viabilização da 1º fase, a BRAZTOA conta com a parceria do Movimento Planeta Sustentável/Ed. Abril e com o patrocínio da TRAVELPORT. O PBS conta também com uma parceria internacional de gestão sustentável para operadoras de turismo, denominada Travelife, que consiste em um sistema on-line já utilizado por associações de operadoras de vários países da Europa, entre eles Holanda, Inglaterra e Bélgica.