Projeto leva energia solar para mais de 4 mil famílias da Amazônia

Fruto da parceria com a Amazonas Energia, a intenção é instalar uma solução de geração solar nas residências de ribeirinhos para garantir o fornecimento de energia durante 24 horas por dia
 – Diferente da maioria das residências brasileiras, onde a eletricidade é considerada um recurso quase óbvio, em muitas localidades da Amazônia, pessoas ainda vivem sem um dos principais insumos para o desenvolvimento das atividades produtivas, educacionais e de lazer. Segundo estimativa do Ministério de Minas e Energia, cerca de 425 mil famílias ainda não têm acesso à energia elétrica, e essa ainda é a situação que vivem milhares de famílias localizadas na calha do Rio Purus, na bacia Amazônica.
 

Porém, ela está prestes a mudar, graças à parceria da UNICOBA, empresa líder na fabricação de soluções de armazenamento de energia do Brasil, que em conjunto com parceiros está levando energia elétrica para mais de 4 mil famílias. Esse é o projeto “Mais Luz para a Amazônia” de universalização de sistemas de energia liderado pela Amazonas Energia. O projeto vai instalar uma solução de geração solar nas residências de ribeirinhos para garantir o fornecimento de energia durante 24 horas por dia. As placas solares fazem a captação para o carregamento das baterias para que à noite elas supram a necessidade de carga da residência. O processo de instalação já se iniciou utilizando as baterias fabricadas pela UNICOBA na fábrica em Manaus.
 

Para Marcelo Rodrigues, VP Comercial da UNICOBA: “Quando se tem energia é possível fazer uma mudança significativa na vida dessas pessoas. Energia é habilitadora para dignidade de vida e abre novas portas para a economia local, que pode planejar e expandir novos negócios como bioeconomia e turismo na região”.


A calha do Rio Purus tem quase 3.800 quilômetros que vai próximo a Manaus até a Boca do Acre que será uma das comunidades atendidas. O desafio da UNICOBA é a universalização de sistemas de energia, levar energia a regiões remotas da Amazônia, uma responsabilidade da distribuidora de energia que está na área da Amazônia Legal, compreende Amazonas Energia, Equatorial e Energisa. Especificamente no Amazonas, será levada a chamada energia 4D (Descarbonizada, Descentralizada, Diversificada e Digital) e principalmente democrática.
 

Essa solução além de efetiva, é também menos poluente, pois substitui o antigo gerador da comunidade, movido a diesel, poluente ao ar da região. A utilização de baterias de lítio também se resume em mais uma vantagem para o ambiente, pois são menos poluentes e tem maior durabilidade e segurança que aquelas de chumbo, também utilizadas nesse tipo de instalação. Com esse sendo um dos maiores projetos de sistemas isolados para residências, a empresa vê a possibilidade de criação de sistemas semelhantes em outras comunidades da região. “Com essa tecnologia, queremos mostrar que a energia solar pode ser a principal fonte sustentável de uma comunidade. É uma energia mais democratizada e digital”, finaliza Marcelo.
 

Sobre a UNICOBA
 

A UNICOBA é uma das maiores marcas de soluções de energia do Brasil e da América Latina. Presente há 49 anos no mercado, a empresa desenvolve soluções de armazenamento de energia, combinando extensa experiência em manufatura de eletrônicos e agilidade operacional. A UNICOBA é fornecedora de baterias estacionárias e baterias portáteis para celulares e laptops. A sede administrativa está localizada em São Paulo, possui plantas industriais, localizadas em Manaus-AM e Extrema-MG, e parceria comercial com dois escritórios na Ásia (Seul e Shenzhen).
 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.