Projeto de lei quer sinalizar com placas pontos onde estão instalados os “pardais” no trânsito de Natal

Vereador Felipe Alves
Vereador Felipe Alves

O vereador Felipe Alves (PMDB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal para que a Prefeitura de Natal sinalize com placas verticais os pontos nas vias municipais onde existem os aparelhos redutores de velocidade, informando aos motoristas sobre a existência dos equipamentos, de modo a garantir ampla informação onde ocorrem as mudanças de velocidades repentinas, evitando assim a possibilidade de acidentes advindos de freadas bruscas para redução da velocidade. As placas de sinalização vertical deverão ser afixadas a 300 e 100 metros antes e, também, no local exato do aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade.

Além da preocupação com a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam diariamente às vias municipais a medida também servirá para coibir a chamada “indústria de multa”, haja vista que algumas vezes os controladores de velocidade eletrônicos estão posicionados em locais ermos, escondidos dos condutores dos veículos. Felipe Alves justiçou a apresentação da proposta lembrando que as alterações dos limites de velocidade e a instalação de diversos radares eletrônicos ocorridas na capital potiguar nos últimos dias, vem confundindo os motoristas, que, no afã de evitarem as multas, acabam colocando em risco o trânsito, por meio de freadas bruscas.

O vereador defende que os motoristas tenham mais informação a respeito dos locais onde estão instalados esses aparelhos: “Os condutores tem o direito de receber a informação prévia de que a velocidade da via será modificada, bem como o local exato do medidor de velocidade, podendo assim adotar os cuidados necessários para a segurança na via e evitar multas de forma inadvertida”, destacou.

O projeto irá tramitar agora nas comissões temáticas da Câmara Municipal para poder ser apreciado e votado em plenário. A expectativa do vereador autor da proposta é que a medida seja colocada em votação até o fim do primeiro semestre dos trabalhos legislativos no mês de julho.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.