Projeto de lei do vereador Herberth Sena quer criar o Memorial das vítimas de covid-19 em Natal

Em meio à crise de calamidade pública que se alastra em nosso país em decorrência da pandemia, enquanto o mundo já registra mais de 111 milhões de casos de Covid-19, se faz necessário reforçar a importância das vidas que foram perdidas por causa COVID-19.

Apresentado à Câmara Municipal nesta semana, o projeto de lei 134/2021 de autoria do vereador Herberth Sena, dispõe da criação do Memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no município de Natal.

Com o intuito de não repetirmos os erros ocorridos durante a Gripe Espanhola – onde poucas informações, dados e possíveis vítimas conseguimos encontrar nos dias de hoje, o propósito desse projeto de lei é de que a história dos natalenses não seja apagada.

O vereador Herberth Sena diz que o projeto de lei faz justiça à honra, história e famílias que perderam seus entes queridos. “Nos Estados Unidos, em 2006 criaram um Memorial em homenagem às vítimas do 11 de setembro. Na tragédia que chocou o mundo, eu era adolescente e lembro como se fosse hoje, houve um total de 2.996 mortes. Mas aqui no Brasil, já são mais de 300 mil vidas perdidas. Ou seja, um alarmante 11 de setembro diário. Espero que os natalenses reconheçam a importância de preservar a memória dos seus queridos”, disse emocionado o vereador.

Neste sentido, o Memorial em homenagem às vítimas visa impedir que a dor de centenas de famílias Natalenses caia no esquecimento, por meio de local onde o nome das vítimas mortas e fotos passem a ficar expostos em locais apropriados para eternizar um capítulo doloroso da história dessa geração.

O Memorial tem por finalidade preservar a memória das vítimas; registrar historicamente os dados estatísticos do enfrentamento à pandemia; Laurear os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate ao novo coronavírus; oferecer aos familiares e amigos das vítimas da covid-19 um local de homenagens e luto.

Deverá constar no Memorial as seguintes informações das vítimas:
I. Nome completo e fotografia;
II. Data de nascimento e de óbito;
III. Breve biografia.

Nos próximos dias, o projeto de lei seguirá para o plenário da Câmara Municipal de Natal para apreciação do projeto.

image.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.