Processo de certificação de tipo de eVTOL tem início na ANAC

imagem

Modelo EVE-100 está em estágio inicial de desenvolvimento


Na terça-feira, 8 de fevereiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) oficializou o início da certificação de tipo da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL – do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing) EVE-100, feito pela Eve Mobilidade Aérea Urbana. Essa foi a primeira solicitação recebida e validada pela Agência para obtenção de certificado de tipo para aeronave com característica de pouso e decolagem vertical.

A validação do pedido pela Agência marca o início do processo de certificação de tipo, a primeira de uma série de etapas que a verificação dos requisitos de segurança da aeronave, incluindo testes e avaliações de todos os aspectos técnicos relevantes para garantir a segurança do projeto da aeronave.

Na visão do superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, esse é o início de um projeto que traz ganho significativo no futuro da aviação, não só no Brasil, mas com vistas ao mercado global. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, destacou.

O EVE-100 será projetado para transportar quatro passageiros com um piloto a bordo. O eVTOL possui oito rotores responsáveis pelo pouso e decolagem verticais e dois rotores responsáveis pelo deslocamento horizontal. A aeronave é totalmente elétrica, com baixo ruído e zero emissões de carbono. De acordo com a empresa, o EVE-100 encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento.

A ANAC é reconhecida internacionalmente como uma das principais agências de certificação de aeronaves do mundo, sendo membro do Certification Management Team (CMT) junto com as agências norte-americana (FAA), europeia (EASA) e canadense (TCCA), o que facilita a aceitação dos produtos aeronáuticos brasileiros em escala global.

imagem

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.