Primavera em Barcelona: um guia para aproveitar a cidade em uma das melhores estações do ano


É nesta terça-feira, 23 de abril, que é celebrado o Dia de Saint Jordi, o santo padroeiro da Catalunha.Mas a data também marca o início de um dos períodos mais gostosos para visitar a capital Barcelona, a Primavera, momento em que a cidade entra em festa.
Por aqui, selecionamos alguns bons motivos para desembarcar neste que é um dos destinos mais adorados pelos turistas brasileiros. Tem dicas de cultura, música, gastronomia e um hotel boutique que vale a pena conhecer, o Serras Barcelona, no Bairro Gótico. Com vista para a Marina Port Vell, está a apenas 10 minutos de caminhada de Las Ramblas.

key-partners-logo.png
Barcelona_Primavera.jpeg


Um dos destinos preferidos pelos brasileiros na Europa, Barcelona recebe cerca de 10 milhões de turistas todos os anos. E se engana quem pensa que é no verão que a cidade ganha mais visitantes: a primavera é uma das estações mais requisitadas, com suas temperaturas amenas e dias ensolarados, que proporcionam um clima perfeito para desfrutar da cidade. É na primavera também que a programação de festivais e festas populares começam, levando um clima festivo para toda a capital da Catalunha.
A poucos metros das famosa Las Ramblas, no Bairro Gótico, encontramos uma verdadeira imersão na arquitetura, na história e na cultura da cidade: são prédios e igrejas centenárias, como a Catedral de Barcelona (Santa Eulalia), com seus vitrais e claustros, que se misturam a lojas descoladas, restaurantes, museus e bares da moda.
Por ali, um dos pontos a se visitar nesta época é o Palau de La Musica Catalana, projetado por Lluís Domènech i Montaner, um dos ícones do modernismo catalão. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997, a sala de concertos tem acústica impecável, uma imensa claraboia de vidro colorido, vitrais e janelões para a entrada de luz, além do imponente órgão com 3.700 tubos, localizado no fundo do teatro. Nesta primavera, a programação inclui apresentações clássicas e populares, óperas como La Traviata de Verdi, orquestras sinfônicas e shows de flamenco.
Para alimentar o corpo – e porque não a alma – no maior clima de Barcelona, nada como seguir para os bares que servem tapas e que ficam nas praças que surgem após caminhar pelas ruelas do bairro. O Bar del Pla é um deles e atrai visitantes e moradores locais em busca da excelente carta de vinhos naturais e biodinâmicos ou para provar os deliciosos croquetes de lula e o carpaccio de cogumelos com vinagrete de wasabi.  
Quem desejar se hospedar no burburinho do Gótico, uma boa pedida é o hotel boutique Serras Barcelona, que está instalado em um prédio histórico onde foi o primeiro atelier de Pablo Picasso. Intimista, com uma decoração moderna, mas que respeita a herança do lugar, tem apenas 28 quartos e um restaurante com chef estrelado, o Informal, sob comando de Marc Gascons. O restaurante fica no rooftop e, além de oferecer uma autêntica gastronomia moderna catalã, tem uma das melhores vistas da cidade para a Marina Port Vell. É no topo do terraço também, que os hóspedes podem desfrutar da piscina e de drinques refrescantes – um deles em homenagem aos Brasil: o Brazilian Mule, uma releitura do Moscow Mule, com cachaça, mel, lima e syrup de gengibre.
Livros e Flores no Dia de Sant Jordi
No dia 23 de abril é celebrado o Dia Sant Jordi (São Jorge), santo padroeiro da Catalunha. Equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil, é também o Dia Internacional do Livro, e ao longo dos anos tornou-se tradição presentear com flores e livros decorados com fitas.
Por conta da festividade, a cidade se transforma e fica lotada de bancas que vendem rosas e livros, onde autores autografam suas obras, principalmente nas Ramblas e no Paseo de Gracia. Ainda em alusão ao romantismo, as fachadas dos prédios recebem decoração de flores, entre elas a da Casa Batlló, uma das obras primas de Gaudí, inspirada na lenda de São Jorge e o dragão, que atrai muitos visitantes nesta data.
Fora a troca de livros e rosas, a prefeitura de Barcelona realiza diversas atividades entre shows, leituras e oficinas. No dia de Sant Jordi também é possível visitar gratuitamente os Museus de História Natural e de Arqueologia da Catalunha, além do Palau de la Generalitat, edificação medieval que abriga hoje a sede do governo da Catalunha.
Festivais de Música e Esporte na Primavera
Para quem gosta de badalação, os festivais de música recebem visitantes de todas as partes. No fim de maio e início de junho, o Primavera Sound acontece todos os anos no Parc del Fórum, um espaço à beira mar com vários palcos e recebe um público superior a 200 mil pessoas para assistir bandas como Phoenix, Vampire Weekend, Justice, as cantoras Lana Del Rey e SZA, e muito outros artistas.
No Sónar Barcelona, que ocorre de 13 a 15 de junho, os maiores ícones da música eletrônica se revezam nas pick-ups em apresentações que contam com produção audiovisual impecável. A programação inclui também workshops que exploram o impacto da inteligência artificial na música.
Os entusiastas do bem-estar podem escolher entre muitos esportes ao livre para praticar em Barcelona. Se a preferência é por correr, há muitos circuitos urbanos nos parques ou no calçadão das praias de Barceloneta e Saint Sebastien. Já quem curte a bicicleta, é só alugar a sua e percorrer a cidade que tem mais de 240 km de ciclovias.

Rolar para cima