Press trip visita, Bananal, a capital do crochê!.

Há alguns meses, fui convidada pelo secretário de Turismo de Aparecida (SP), João Gilberto Oliveira para promover uma Press trip ( uma viagem de imprensa, onde jornalistas são convidados para conhecerem um destino e divulgar em seus meios), e então o convite desafiador, colocar Aparecida, como destino de férias, muito mais além do turismo religioso. Realmente Aparecida tem inúmeros atrativos e para todos os gostos e o turista pode passar pelo menos uma semana e curtir outras cidades próximas . E fomos além junto com a gestora de turismo e guia de turismo de Aparecida, Maria Jovita Villela, desenhamos um esboço das cidades próximas que um turista pode desbravar quando vai para Aparecida e quer conhecer os arredores, e lá fomos simbora para a cidade de Bananal, há mais de 100km de Aparecida. O secretário de turismo, Pedro Grande nos recebeu com muita alegria. Jovem, visionário, que viajou o mundo e com idéias fantásticas recebeu a press trip com todo o gás. Visitamos o Centro histórico com seus casarões, suas praças e árvores decoradas com o crochê, numa produção das artesãs da cidade, algo espetacular, algo inédito. Sabiam que lá é a cidade que tem mais fuscas do Brasil. Até tirei foto com um cor de rosa. Uma cidade pequena com suas fazendas de café e alambiques, algumas à venda e outras conservam esse lado colonial. Almoçamos num restaurante self service na cidade, o Casarão, com uma gastronomia caseira excelente e frequentada pelos moradores de Bananal. Poucos turistas, e muitos do Rio de Janeiro, devido a proximidade e até alguns moradores famosos e globais, que adquiriram casas por lá.

Bananal é o município no extremo leste do estado de São Paulo e fica com divisa com a cidade de Barra Mansa/RJ sendo a cidade mais próxima do estado Rio de Janeiro e fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro, na microrregião de mesmo nome. Tem muita gente que desconhece que os arredores de Aparecida tem cidades lindas para visitar.

O turismo rural na região desponta como carro chefe. Tivemos a oportunidade de conhecer a fazenda e Alambique Resgatinho, dirigida pelo empresário Alexandre Rezende.A Cachaça Resgatinho é artesanalmente produzida dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. Produz também licores, rapadura, cachaça aromática, açúcar mascavo e doces. Aberta a visitação e com ponto de venda

Nosso grupo de jornalistas visitou acompanhado do secretário de turismo de Bananal, Pedro Grande.Degustamos cachaça, desde a mais leve com canela, eu diria para os iniciantes a ouro e premiada. O que muito agradou os jornalistas foi terem conhecido as araras azuis e terem podido alimentar os animais. Foi algo fantástico. O sr. Afrânio com um saquinho de frutas cortava e chamava, venham araras.. E chegava uma , e daqui há pouco chegava uma esquadrilha. Era tanta gente que queria alimentar as araras azuis, uma atração a parte.

Onde fica:

Rodovia SP 64 Km 323, Bananal, SP

(24) 3322-6870

*Esta jornalista organizadora da press trip visitou junto com os jornalistas convidados, e com apoio na coordenação da gestora e guia de turismo de Aparecida, Maria Jovita Villela Siqueira. Foi excelente. Sugiro aos que forem a região não deixarem de visitar e além de degustar a cachaça com uma boa rapadura, também adquirirem o produto.

Fotos – Canal 39 e arquivo Fazenda Resgatinho.

Um agradecimento especial a fazenda Resgatinho e ao secretário de turismo de Bananal, Pedro Grande.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.