Nuno Terras Marques foi galardoado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa que enalteceu a sua capacidade de gestão e liderança
– O presidente do conselho de administração executivo do Grupo Visabeira foi distinguido pela AICEP – Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa como Prémio Liderança 2023.
A cerimónia decorreu em Luanda no passado dia 15 de maio, tendo Nuno Terras Marques sido premiado pela sua gestão enquanto responsável pelo Grupo Visabeira. Para a AICEP, associação fundada em 1990 e que anualmente atribui os prémios Liderança, Inovação e Carreira, Nuno Terras Marques foi merecedor da distinção pela capacidade demonstrada na liderança de várias empresas localizadas em vários países de expressão portuguesa, como Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, mas também de outras empresas em vários países da Europa e do Mundo.
Foi também realçado pela AICEP – Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa o seu desempenho e resultados alcançados enquanto gestor do Grupo Visabeira, o que tem permitido que a Visabeira tenha atingido o estatuto de um dos maiores e mais importantes grupos empresariais portugueses, com forte presença, também, nos países lusófonos. Outro fator determinante para a atribuição do prémio Liderança a Nuno Terras Marques, foi, segundo a AICEP o papel e trabalho que tem tido no seio da associação no desenvolvimento e esforço permanente no estreitar dos laços de cooperação com os operadores congéneres no seio da AICEP e desta forma também no desenvolvimento e sustentabilidade da própria instituição.
O troféu foi entregue a Nuno Terras Marques pelo secretário de Estado para a Comunicação Social do Governo de Angola, Nuno dos Anjos Albino, na presença do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira e do secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Pascoal Borges Alé Fernandes, perante uma sala repleta de associados e convidados para a cerimónia que ocorreu no âmbito da realização do 30.º Fórum das Comunicações Lusófonas que decorreu nos dias 15 e 16 em Luanda.
Ao receber o galardão, Nuno Terras Marques fez questão de agradecer à AICEP a sua atribuição, não escondendo orgulho e a satisfação com a atribuição deste prémio, que partilha com a família Visabeira, cerca de 14 mil colaboradores, aproveitando para salientar que nenhum líder faz nada sem a equipa, sem a capacidade de todos se unirem em torno de um objetivo, de uma ambição, de uma visão e fazerem dela o caminho do sucesso.
No momento de celebrar esta distinção, o presidente do conselho de administração executivo do Grupo Visabeira, dirigiu uma palavra especial de agradecimento e reconhecimento a Fernando Nunes, o fundador e acionista da empresa, que esteve na génese da criação da AICEP, considerando-o como o maior visionário do Grupo Visabeira, o qual ao longo dos anos concedeu-lhe a oportunidade de crescimento e aprendizagem dentro do Grupo, projetando-o simultaneamente para as funções que atualmente desempenha.
Nuno Terras Marques, 47 anos. Natural do Porto.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Gestão do Porto e MBA na Porto Business School.
Em fevereiro de 2012 assumiu a atividade no desenvolvimento de Novos Negócios da Viatel. Em 2013 seguiu-se um novo desafio enquanto Diretor Geral da Constructel France e Constructel Belgique, empresas que integravam a Visabeira Global, aceitando a responsabilidade de desenvolvimento dos negócios de telecomunicações na rede fixa e móvel nos respetivos países.
Como corolário da capacidade demonstrada na liderança dos negócios nos mercados francês e belga entre 2014 e 2015, é convidado a assumir a Vice-presidência da Visabeira Global, sub-holding que agrega os negócios de telecomunicações, energia, tecnologia e construção. Neste período é nomeado, desde 2015 administrador da TV Cabo Moçambique empresa pioneira na distribuição de dados e conteúdos por cabo no continente africano, encarregando-se a partir de 2017 da Presidência do Conselho de Administração desta empresa detida pela TDM – Telecomunicações de Moçambique e pelo Grupo Visabeira. Desde 2017 é também gerente TV CABO Angola.
Como consequência da qualidade do seu desempenho é nomeado vogal do Conselho de Administração do Grupo Visabeira no final de 2014 e no último trimestre de 2015 é nomeado Vice-presidente do Grupo Visabeira e CEO da Visabeira Global.
O alto desempenho e os resultados alcançados enquanto gestor do Grupo Visabeira destina-o a acompanhar o desenvolvimento e consolidação dos projetos do Grupo em diversas áreas.
Em 2017 é designado Presidente Conselho de Administração da Vista Alegre Atlantis, SGPS e Presidente da Comissão Executiva do Grupo Visabeira sendo Fernando Nunes o Presidente do Conselho de Administração. Em 2019 assume a Presidência do Conselho de Administração da Constructel Visabeira, empresa que é atualmente um dos principais players europeu no domínio da oferta integrada de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia.
A partir de 2020 na sequência da adoção por parte do Grupo Visabeira de um novo modelo governativo, com base numa conceção dualista, Nuno Terras Marques passa a liderar o Conselho de Administração Executivo e o Conselho Geral e de Supervisão do Grupo Visabeira é presidido por Fernando Nunes.