Presidente do Banco do Nordeste toma posse em Brasília

Realizada hoje (14), solenidade foi conduzida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega

O novo presidente do Banco do Nordeste, o cearense Jurandir Vieira Santiago, tomou posse, hoje (14), em Brasília (DF). Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltou a importância do BNB para as transformações que têm ocorrido na região e parabenizou o ex-presidente Roberto Smith pelo aumento do volume de crédito disponibilizado.

“O Nordeste vive um processo de desenvolvimento social e econômico, em que a população desfruta das melhorias do desenvolvimento. O emprego e o consumo aumentaram. Eu diria que o crescimento do Nordeste se aproxima mais do crescimento chinês do que do crescimento latino americano”, afirmou Mantega.

“O crédito é que permite aumentar os investimentos do comércio, da indústria e da agricultura. E o Banco do Nordeste, nos últimos oito anos, cumpriu esta tarefa de maneira exemplar. O volume de empréstimos do Banco do Nordeste, em 2002, era de R$ 1,4 bilhão e, no ano passado, o Banco emprestou R$ 21 bilhões. Portanto, multiplicou bastante o volume de empréstimo. Com isso, eu queria cumprimentar o Roberto Smith pelo excelente trabalho nesses últimos anos. O Banco do Nordeste hoje é o oitavo maior Banco do país, em ativos. Portanto, o Banco do Nordeste tornou-se imprescindível para a continuação do desenvolvimento do Nordeste”, explicou o ministro.

O ministro Guido Mantega também ressaltou o desafio que o presidente Jurandir Santiago tem pela frente para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. “Desejo sorte e conte com o Ministério da Fazenda para alcançar resultados ainda melhores”, concluiu o ministro.

Na ocasião, o ex-presidente Roberto Smith destacou que os excelentes resultados obtidos foram fruto de um trabalho desenvolvido conjuntamente com a equipe de funcionários do Banco. “Ainda há muito o que fazer e que o Nordeste ainda tem muito a crescer”, disse.

Em sua fala, Jurandir Santiago parabenizou Roberto Smith e os funcionários do Banco do Nordeste e afirmou que, para ele, ser presidente do BNB é um grande desafio, que enfrentará com determinação e trabalho. Santiago concluiu agradecendo a confiança do ministro Guido Mantega por sua indicação.

Também participaram da cerimônia de posse o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, os senadores Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE), os deputados federais Mauro Benevides, Pedro Eugênio e José Guimarães, os diretores do BNB, Stelio Gama e José Sydrião Alencar e o chefe de gabinete, Robério Gress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.