Prémio Excelência para os novos vinhos São José do Barrilário


 


 

 

Estrutura, complexidade e caráter inconfundível do Douro da gama Reserva, lançada em setembro de 2024, conquistaram o painel de provadores da revista Paixão pelo Vinho

 

Os novos vinhos São José do Barrilário Reserva Branco 2022 e Reserva Tinto 2022, lançados em setembro de 2024, foram distinguidos com o Prémio Excelência pela revista Paixão pelo Vinho, conquistando o painel de provadores durante as provas cegas graças à estrutura, complexidade e caráter inconfundível do Douro, traços dominantes nas referências durienses do Pacheca Group.

O grupo empresarial acompanhou a abertura do Douro Wine Hotel & SPA, em Armamar, com o lançamento da marca de vinhos São José do Barrilário, assumindo o objetivo de criação de vinhos únicos, de excelência, que se destacam pela frescura e a autenticidade do terroir. A estreia auspiciosa da gama Reserva justificou elogios generalizados da crítica, conquistando agora o primeiro prémio de uma publicação especializada.

“Este é um reconhecimento especialmente gratificante, em linha com as avaliações extremamente positivas que temos recebido por parte dos nossos clientes nestes primeiros meses de lançamento da gama. Propusemo-nos a criar vinhos autênticos, estruturados e cheios de identidade, marcados pela atenção ao detalhe e pelo inegociável respeito pelo terroir”, sublinha a administração do Pacheca Group.

Com a assinatura da dupla de enólogos da principal unidade do grupo, Maria de Serpa Pimentel e João Silva e Sousa, os vinhos da gama São José do Barrilário Reserva são obtidos a partir de castas com idade média de 20 aos 40 anos, plantadas em solos de xisto, entre as cotas de 50 e de 600 metros. Passam longos períodos de estágio em barricas, balseiros e tonel de carvalho francês. Depois de engarrafados, passam por um estágio mínimo de seis meses em garrafa, antes de serem lançados no mercado. São produzidos em Lamego, no centro de vinificação da Quinta da Pacheca.

São José do Barrilário Reserva Tinto Douro D.O.C. 2020 – 60% Touriga Francesa, 15% Sousão, 15% Touriga Nacional e 10% Tinta Roriz -, é um vinho de cor vermelha escura profunda e aroma intenso de fruta vermelha e preta (morango, ameixa, amora e cassis), envolta em notas de madeira delicada. Na boca é intenso e fresco, com fruta e taninos presentes mas bem polidos, assim como notas de pimenta preta e especiarias. Provém dos 14 hectares de vinha da Quinta São José do Barrilário, num total de 28 hectares da propriedade.

São José do Barrilário Reserva Branco Douro D.O.C. 2022 – 70% Viosinho, 30% Gouveio – apresenta uma cor citrina esverdeada e um aroma de fruta fresca, como alperce e citrinos, e flor de laranjeira. Na boca, é muito fresco e elegante, com bom volume e um final longo e persistente. As uvas são de uma vinha em altitude em Parambos, Carrazeda de Ansiães.

Sobre a Quinta São José do Barrilário

Adquirida pelo Pacheca Group em 2017, a quinta localizada em Armamar foi alvo de um profundo e dedicado processo de revitalização, reabrindo ao público em agosto de 2024. O projeto com a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto envolveu a construção de um hotel de cinco estrelas, o Douro Wine Hotel & Spa, com 31 unidades de alojamento (27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados), infinity pool exterior, Spa panorâmico, restaurante e loja de vinhos, assim como a reconversão da casa senhorial em palco privilegiado para a realização de eventos, a recuperação da capela dedicada a São José e o lançamento da marca de vinhos São José do Barrilário