Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 tem inscrições prorrogadas para 10 de julho

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 tem inscrições prorrogadas para 10 de julho

São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pará e Alagoas são os estados com mais inscrições

Os interessados em participar do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, terão até 10 de julho, conforme noticiado nos canais oficiais da entidade, para realizarem suas inscrições. A extensão visa atender a demanda de interessados e pré-inscritos que solicitaram um prazo maior para finalizarem seus cadastros, e ampliar o alcance do Prêmio.

Até o momento, 16 estados contam com iniciativas inscritas, sendo que São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pará e Alagoas lideram o ranking. Em relação às categorias, foi observado um equilíbrio, com 58% das inscrições sendo de experiências sustentáveis e 42% de iniciativas de gestão e governança. Das inscritas, 66% são de Parceiros de Negócios (empresas do setor ligadas ao turismo) e 34% de Parceiros Institucionais (governos, entidades, terceiro setor, etc.)

“Estamos muito felizes com o alcance e a diversidade das inscrições recebidas até agora. Isso demonstra o comprometimento de várias regiões do Brasil com práticas sustentáveis e inovadoras. No entanto, nossa busca por ampliar ainda mais as iniciativas continua. Queremos incentivar todas as regiões do país a participar, trazendo suas ideias e projetos para fortalecer ainda mais esse movimento de transformação positiva por todo o Brasil,” disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA. “O novo período de inscrições inclui mais dois finais de semana e um feriado em São Paulo. Esperamos, com isso, ampliar as oportunidades e incentivar a participação de mais iniciativas,” completou Marina.

Para saber mais sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 e para se inscrever, clique em www.braztoa.com.br ou escreva para: [email protected]

Sobre o Prêmio

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 irá reconhecer até 10 iniciativas vencedoras, destacando as melhores práticas e projetos que promovem a responsabilidade ambiental, social e econômica. Com o Prêmio, a BRAZTOA reforça seu compromisso em incentivar a adoção de práticas sustentáveis, inspirando empresas e destinos a buscarem continuamente a melhoria e a inovação em suas operações, contribuindo para um turismo mais consciente e responsável. 

O Prêmio foi o primeiro no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e segue contando com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), além de ter o apoio institucional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Para a edição 2024, que acontece em um ano comemorativo dos 35 anos da entidade, a BRAZTOA firmou uma parceria com o Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado) para levar a cerimônia de premiação para a Serra Gaúcha, com data marcada para 9 de novembro.

Podem participar Parceiros de Negócios: como Agências de Viagens, Meios de Hospedagem, Meios de Transporte, Locadoras de Veículos, ou outros negócios relacionados ao turismo, com fins comerciais; ou Parceiros Institucionais, como Fundações, Associações e Organizações da Sociedade Civil, bem como as Instituições Governamentais. Ambas as categorias são abertas a todo setor de turismo, além, é claro, de contar com uma categoria exclusiva para as Operadoras associadas à BRAZTOA. 

Serão duas categorias (gestão/governança e experiência/produto), além de destaques e possíveis menções honrosas.

1 – Gestão/Governança – com ações voltadas para a gestão/governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico.   

2 – Experiência/Produto – com ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas de sustentabilidade.   

Em ambas as categorias, podem se inscrever operadoras associadas à Braztoa, Parceiros de Negócios (empresas vinculadas ao setor de turismo) ou Parceiros Institucionais (fundações, associações, organizações da sociedade civil e instituições governamentais que atuem no setor turístico) – aberto para associados ou não associados à Braztoa.

Destaque – Espaço para projetos inovadores, com menos de 2 anos de atividades; iniciativas da Comunicação (jornal, matérias, artigos, etc.); e/ou trabalhos e pesquisas acadêmicas, todos indicados pelo corpo de jurados, que tenham grande potencial na construção de um turismo mais sustentável, a partir da validação dos jurados.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais.

Em 2023, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 19,24 bilhões e embarcaram 11,8 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.

Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.

Rolar para cima