PREFEITURA TRAZ A NATAL SOBRINHO DE SAINT-EXUPÉRY

Fraçois d´Agay, engenheiro francês de 84 anos, vem falar sobre a relação do tio com a cidade e acompanhar o lançamento de dois livros sobre autor de O Pequeno Príncipe da paulista Sheila Dryzun

 

A Prefeitura de Natal, por meio das secretarias de Comunicação Social (Secom), Turismo (Sectur) e a Capitania das Artes (Funcarte), vai trazer à Natal na próxima quarta-feira (6), o engenheiro francês François d´Agay, sobrinho do escritor Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do célebre livro O Pequeno Príncipe, para bater um papo com os fãs da obra e da história do tio no auditório da Aliança Francesa, a partir das 18h. Vão fazer parte da mesa do poeta Diógenes da Cunha Lima, o escritor Pery Lamartine, o artista plástico Dorian Gray Caldas e o Padre José Mário, da paróquia de Bom Jesus, da Ribeira.

 

François, que também é presidente da Fundação Succession de Saint-Exupéry, veio ao Brasil especialmente para o lançamento dos livros “O Pequeno Príncipe me Disse” e “Antoine de Saint-Exupery: A História de Uma História”, da escritora paulista Sheila Dryzun, ocorrido no último dia 22 em São Paulo (veja mais detalhes no quadro abaixo). Apaixonado pelo Brasil, o engenheiro manifestou à escritora o desejo de conhecer as principais cidades por onde o tio passou, incluindo Natal.

 

A Secom organizou uma entrevista coletiva sobre a visita e os lançamentos na quarta-feira (6), às 16h, no Hotel Intercity, na Praia de Areia Preta. Haverá tradução feita pela professora Marília Azevedo, da Aliança Francesa.

 

“Não podia haver melhor ocasião para darmos início às comemorações do ano da França no Brasil na nossa cidade”, diz Paulo Araújo, secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura e responsável pelo convite a François e Sheila. “O Pequeno Príncipe é uma obra que marcou diversas gerações de leitores no mundo todo e nós, em Natal, temos essa ligação geográfica e afetiva com Saint-Exupéry. Vai ser muito bom ouvir do próprio sobrinho o que ele pensava do Brasil”, complementa Araújo. 

 

Contexto histórico e parcerias

Piloto do correio aéreo da França, Saint-Exupéry partia de Dakar, no Senegal, e fazia pousos em Florianópolis, Santa Catarina, e também passou por Natal, Fernando de Noronha, Bahia, Santos e Rio de Janeiro, entre 1929 e 1930. 

 

Dentre as preciosidades que ajudam a esclarecer a passagem dele pelo Brasil, a autora paulista Sheila Dryzun apresenta um registro do Hotel Itaiubá, no Rio de Janeiro, que confirma a hospedagem de Exupéry no estabelecimento. E também um texto do escritor com a seguinte frase: “Fiquei impregnado com os costumes do Brasil e da Patagônia”. Cheio de imagens, frases, fotos e citações. O livro ajuda, se não a compreender o fenômeno que foi Saint-Exupéry, ao menos nos deixa mais perto de sua paixão, mensagem e magia.

 

No pedido particular que fez à Sheila, François d´Agay também manifestou o desejo de conhecer o “Baobá do Poeta”, árvore milenar mantida pelo advogado Diógenes da Cunha Lima, na rua São José em Lagoa Seca. A árvore, importada para o Brasil de diversas partes da África (onde se chama “imbondeiro”), é um dos símbolos literários mais fortes no livro O Pequeno Príncipe e umas das primeiras referências ecológicas numa obra literária universal. A visita de François ao baobá de Natal está programada para a manhã da quinta-feira (7), a convite de Diógenes da Cunha Lima.

 

Para trazer os dois convidados a Natal, a Secretaria de Comunicação Social fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), a Fundação Capitania das Artes e a Aliança Francesa. Para completar as comemorações do ano da França no Brasil, a Capitania está organizando também a vinda para Natal, no segundo semestre, da exposição “Mémoire d’Aéropostale”, uma mostra sobre a história das rotas de serviço postal aéreo do qual fez parte Exupéry, em cartaz até 30 de maio no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro. “É outro presente que queremos dar aos fãs desse grande escritor e personalidade francesa que foi Exupéry”, diz César Revorêdo, presidente da Funcarte.