Prefeitura sanciona texto do Novo Plano Diretor de Natal  

 

Fecomércio RN participou ativamente do processo de revisão da legislação e falou em nome das entidades empresariais  

 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, sancionou, na noite desta segunda-feira (7), o texto do novo Plano Diretor de Natal. A solenidade, realizada no Cemure, reuniu representantes do poder público, iniciativa privada e técnicos que trabalharam na produção do documento.  

 

Na ocasião, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, falou em nome das entidades empresariais.  Ao longo dos últimos três anos, a Federação participou ativamente dos debates e contribuiu na construção do novo texto.  

 

Queiroz ressaltou a importância do Novo Plano, que agora permitirá o desenvolvimento da capital de forma compatível com os desafios de crescimento da cidade.  

 

“Temos, a partir do Novo Plano Diretor, uma gama de possibilidades de investimentos e melhorias urbanas a serem feitas nas quatro regiões da cidade, conciliando os interesses sociais, econômicos e ambientais”, declarou o presidente da Fecomércio.  

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, reforçou o papel da entidade. “Quero destacar a iniciativa da Fecomércio, que esteve presente em todos os momentos do debate, com intervenções técnicas de alta qualidade que auxiliaram a revisão do Plano”. 

 

O chefe do Executivo municipal, Álvaro Dias, ressaltou que a legislação que estava em vigência era defasada e impedia o crescimento socioeconômico da capital. “O antigo Plano Diretor da cidade havia sido elaborado há 15 anos. Estava totalmente fora do contexto. Natal perdeu mais de 300 mil habitantes para os municípios vizinhos, em decorrência dos entraves da legislação. O Novo Plano Diretor é o mais transparente, democrático e debatido da história da cidade do Natal”.  

 

Próximos Passos – Agora, serão encaminhados para a Câmara Municipal de Natal os relatórios dos vetos da Prefeitura, para análise dos vereadores. Foram alterados 57 artigos, com destaque para a não regulamentação das ZPAs 8 (ao longo do rio Potengi), a 9 (ao longo do rio Doce), e a 10 (ao redor do Farol de Mãe Luiza), por incongruências de coordenadas geográficas e para dar maior segurança jurídica, segundo o secretário da Semurb, Thiago Mesquita. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.