Prefeito de Natal, se reúne com dirigentes da TAM para tratar da instalação de Hub no RN

 Prefeito em SP

O prefeito Carlos Eduardo saiu otimista da reunião que teve na manhã desta sexta-feira (22), junto com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, na sede do grupo Latam, em São Paulo. O prefeito de Natal solicitou a reunião para ouvir diretamente dos representantes da empresa os planos para a instalação de um Hub (centro de conexões de voos) no Nordeste e convidou a bancada federal do Estado, representada pelos deputados Felipe Maia e Zenaide Maia, além de representantes das entidades empresariais do Estado.

O vice-presidente de Serviços da Latam, Frederico Germani, que coordena o projeto de instalação do Hub no Nordeste, fez uma apresentação mostrando a importância do investimento. Só a empresa estima investir R$ 3,9 bilhões no projeto, que deve gerar de 8 mil a 12 mil empregos diretos e indiretos. A empresa que opera em sete países da América do Sul está entre as 12 maiores do mundo em volume de cargas e movimento de passageiros.

Germani explicou que a decisão de fazer o Hub no Nordeste se dá pela estratégia de conectividade que a princípio permitirá fazer a ligação dos voos da América do Sul com 13 destinos na Europa. O projeto contempla ainda a criação de outros 18 voos domésticos e prevê, numa segunda etapa, a conexão entre a África e os Estados Unidos.

Os fatores decisivos na definição do aeroporto que receberá o Hub são os investimentos no aeroporto (pista e terminal com serviços para o usuário), a conexão entre o terminal e a cidade e a infraestrutura de hotéis próximos ao aeroporto, além de incentivos, benefícios e eficiência operacional.

O vice-presidente da Latam enalteceu as qualidades do aeroporto de São Gonçalo e falou da relação já existente com a Inframerica, que opera o aeroporto potiguar e também o de Brasília, onde a TAM já tem hoje seu Hub.

O prefeito Carlos Eduardo colocou a Prefeitura à disposição para colaborar com o projeto e mostrou que tanto as prefeituras, como as instituições privadas estão mobilizadas para que haja um alinhamento com os objetivos desse projeto pelo potencial que representa na geração de empregos. “Foi uma reunião promissora na qual tivemos a oportunidade de mostrar as condições positivas da nossa cidade como a melhor opção para receber esse grande investimento e colocar nossa disposição de firmar as parcerias necessárias para que se consolide”.

Também o prefeito Jaime Calado colocou a prefeitura de São Gonçalo integrada, inclusive entregou uma cópia da legislação local que reduz a alíquota de ISS para 2% para atividades aeroportuárias e falou sobre o Plano Diretor local, que preserva as áreas próximas ao terminal.
Para o diretor da Latam, Frederico Germani, a reunião mostrou que o Rio Grande do Norte está mobilizado. “É importante que todos abracem esse projeto para que possa haver o alinhamento necessário ao eu sucesso”.

Na próxima semana, será realizada uma reunião técnica com representes da empresa com todos os órgãos envolvidos. O prefeito Carlos Eduardo designou o secretário de Turismo, Fred Queiroz, para ser o interlocutor do Município.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.