Prefeito de Cabedelo é o primeiro do Nordeste a aderir ao Movimento Supera Turismo

O prefeito de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, Vitor Hugo, foi o primeiro gestor municipal do Nordeste a assinar o termo de compromisso “Prefeito Amigo do Turismo”, do Movimento Supera Brasil. Além dele, outros 17 prefeitos assinaram o Termo de Compromisso, 12 deles do Estado de São Paulo e um do Paraná, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O Movimento foi lançado no dia 5 de novembro do ano passado, ainda tendo como foco os candidatos a prefeito nos primeiro e segundo turnos.
O Movimento Supera Turismo foi criado para tentar sensibilizar os gestores públicos para a importância do Turismo como uma atividade econômica e social, capaz de realizar transformações significativas num território. De acordo com a secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões, a adesão do prefeito demonstra o compromisso da gestão, que encara o Turismo como a principal vocação do município, “uma relevância assertiva dele”. afirmou.
Cabedelo tem dois dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba: a Ilha de Areia Vermelha e a Praia do Jacaré, onde os turistas podem contemplar o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, executado todos os dias pelo instrumentista Jurandy do Sax.
Na semana passada, o prefeito lançou o projeto do Parque Turístico do Jacaré, que passará a contar com amplos espaços, dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Além disso, terá um novo posto de informações turísticas, miniquadras esportivas, parque infantil, espaço kids, e letreiro “Eu Amo Cabedelo”. O investimento será de R$ 3 milhões e o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, com um prazo de 24 meses para a conclusão.
Entre os compromissos do “Prefeito Amigo do Turismo” está a construição de um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local, fortalecendo a identidade turística local, procruando entender a oferta turística como o conjunto que compreende equipamentos, bens e serviços, além do caráter artístico, cultural, social – entre outros atrativos com potencial de despertar o interesse do turista.
Os prefeitos também terão que criar um ambiente de negócios propício para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo identificados no município. Ainda, criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação representativa dos diferentes segmentos do setor, precisando ter uma equipe dedicada ao setor (Secretaria Municipal de Turismo), ocupada por um gestor selecionado de acordo com sua capacidade técnica e com orçamento destacado para essa ação.
O conceito do Moivimento Supera Turismo é “promover o turismo é, antes de tudo, promover qualidade de vida, bem-estar para toda a população. Turismo resgata autoestima e constrói cidadania, além de ser fonte de renda para mais de sete milhões de pessoas, no Brasil.

Outros compromissos:
– Planejar divulgação turística adequada à realidade do município.
– Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio da realização de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações – entre outras iniciativas que elevem a autoestima e construam a cidadania.
– Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem-receber os visitantes.
– Abrir diálogo com os prefeitos das cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.
– Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável, fazendo o turismo um meio de desenvolvimento.
– Entender o papel do gestor público quanto à atividade turística: planejar a atividade turística; estabelecer resoluções de acordo com a lei, entender o turismo como vetor de desenvolvimento, além de incentivar o setor privado.
– Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais via conselhos municipais de turismo em ações de promoção voluntária do destino.
– Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. Envolver a comunidade e o setor privado na implantação desta atividade e motivar ações que permitam a interação da atividade com demais setores da economia local.
– Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.
– Como gestor público, me comprometo a ser um  ‘Prefeito Amigo do Turismo’ durante toda a gestão.

Prefeitos que aderiram ao Movimento:
Osnei Stadler, Prudentópolis – PR                                            
Gustavo Marques de Oliveira, Formosa – GO  
Adriano Silva, Joinville – SC
Txai Silva Costa, Nove Era – MG
Emil Ono, Atibaia – SP
Jesus Chedid, Bragança Paulista – SP
Paulo Silva, Mogi Mirim – SP
Fabiano de Melo Belentani, Novo Horizonte – SP
Ademir Souza Almeida, Guia Lopes da Laguna – MS
Vitor Hugo Peixoto Castelliano, Cabedelo – PB
Valter Suman,  Guaruja – SP
Alexandre Braga, São José do Barreiro – SP
Luciano Francisco de Godoi Lopes, Lindoia – SP
João Gilberto de Oliveira, Aparecida – SP
João Filipe Muniz Basilli, Caconde – SP
Carlos Alberto Martins, Amparo – SP
Fernando Henrique Capato, Holambra – SP
Geraldino Barbosa de Oliveira Junior, Ilha Comprida – SP .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.