Acontece neste sábado (6) e domingo (7) a 7ª edição do ‘Tambaba Open de Surf Naturista’, no município do Conde, no Litoral Sul paraibano. A competição, que conta com o apoio do Governo do Estado, foi idealizada pelo Movimento NU (Naturistas Unidos), com a finalidade de difundir a filosofia naturista por meio do esporte que representa conceitos de liberdade, harmonia e respeito pela natureza. O Open foi criado durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo.
Segundo o coordenador geral do evento, Carlos Santiago, o ‘Tambaba Open de Surf Naturista’ é o maior campeonato de surf naturista do mundo por suas particularidades. “É realizado numa praia naturista, tem homologação da federação de surf e vem sendo realizado há sete anos ininterruptamente”, afirmou. A expectativa da organização é que cerca de mais de 40 atletas de todo o país participem da competição. Carlos Santiago avisa que existe a possibilidade de competições entre as mulheres e que nesta edição os participantes irão defender a preservação de Tambaba/Grajaú. “O local é um verdadeiro santuário ecológico, onde a fauna e flora encontram-se ameaçadas pela especulação imobiliária”, disse.
As inscrições podem ser feitas nos dias das disputas, das 9h às 12h, na secretaria do campeonato instalada na praia de Tambaba. O valor da inscrição é de R$ 35 por categoria, à exceção da categoria ‘expression session’, que está associada à inscrição de uma das competições.
Além das provas do Open, haverá uma programação cultural paralela na Arca do Bilu. O evento cultural ficará por conta de Scobá Dub, Dumatu, Camila Rocha, Dj Mauros e da Banda Geração Rasta