Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

PORTUGAL RECEBE MAIOR COMPETIÇÃO MUNDIAL DE QUEIJO



Apresentação do evento World Cheese Awards 2024

28 de maio, 14h30
Casa da Ribeira – Largo Nossa Senhora da Conceição – Viseu
 

No próximo dia 28 de maio, pelas 14h30, terá lugar, na Casa da Ribeira, em Viseu, o evento de lançamento dos World Cheese Awards 2024, que, pela primeira vez, terão lugar em Portugal. 

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu, entre os dias 14 e 17 de novembroos maiores produtores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de cerca de 40 países, em competição pelo paladar exigente de um júri composto por mais de 250 especialistas de 38 nacionalidades. A iniciativa vai também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo, contando com um Festival de Queijo aberto ao grande público.

“Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira”, justifica Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal, num esforço conjunto com o jornalista gastronómico Paulo Salvador. A escolha da cidade para receber esta primeira edição do evento em território nacional acabou por surgir de forma natural já que a região “possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência”, a par de um rico legado histórico na produção de queijo, “ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela”, acrescenta. 

Bruno Filipe Costa e Paulo Salvador, representantes dos World Cheese Awards em Portugal, estarão disponíveis para entrevistas após terminada a apresentação do evento.

A sessão pública de apresentação dos World Cheese Awards – Viseu 2024 contará ainda com a presença dos Senhores Presidentes das Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Coimbra, da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, da InovCluster e da empresa Urban Natur. 

Esta será a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem