Nesta quarta-feira, 16, será aberto em Curitiba (PR) o 9º Congresso de Turismo Mercocidades, evento que prosseguirá até quinta-feira, 17, debatendo estratégias de planejamento e desenvolvimento para os destinos turísticos da região do Mercosul e cidades associadas de outros países da América do Sul. O congresso, promovido pela Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades em parceria com a Câmara Empresária de Turismo do Paraná (Fecomércio), terá a participação da Secretaria Municipal de Porto Alegre.
Turismo sem Fronteiras – Os debates irão girar em torno do projeto regional “Turismo sem Fronteiras” como estratégia para otimizar oportunidades de crescimento ao setor no quinquênio 2016-2021. O projeto da Mercocidades envolve cerca de 20 cidades em diversas rotas turísticas e em um calendário anual com mais de 70 eventos de interesse turístico e cultural. O encontro também irá marcar o início das atividades do Instituto Internacional de Turismo da Mercocidades (ITM) bem a aprovação de seus estatutos e planejamento operacional. O ITM, que terá a participação de associações empresariais e do setor acadêmico, éconsiderado como ferramenta estratégia para a gestão do projeto Turismo sem Fronteiras cuja criação foi idealizada em 2012, quando a capital gaúcha coordenava a UTT Mercocidades.
Nos dois dias do evento painéis irão apresentar experiências que podem ser integradas ao Turismo sem Fronteiras em roteiros inter-regionais. Entre essas experiências estão a Estrada Real, que envolve 177 municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e o Programa Porto Alegre Turismo Criativo, rede de oficinas abertas a turistas que trabalham conteúdos da cultura local cuja apresentação será feita pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.Melhoria nas condições de infraestrutura dos destinos turísticos e da conectividade área entre cidades da Rede de Mercocidades e dos países da região com o exterior também estão na pauta do encontro.
Projeções – O encontro irá reunir prefeitos, secretários municipais de Turismo, acadêmicos e empresários do setor e terá como pano de fundo as projeções de crescimento no fluxo de turistas no continente sul-americano e como se preparar para atender a esta demanda. Dados recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam a região das Américas liderando o crescimento mundial do setor com um aumento de 6% no fluxo de turistas estrangeiros, cabendo à América do Sul a primeira posição no ranking, com crescimento de 8% no número de visitantes. Ainda segundo a organização, o turismo emissivo da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru alcançou 30 milhões de pessoas em 2014, das quais 50% viajaram para países próximos.