Porto Alegre lança edital de licitação para revitalizar orla do Guaíba

 

 

As empresas interessadas em executar a primeira etapa do projeto de revitalização da orla do Guaíba terão até o dia 15 de outubro para apresentar as propostas. O prazo foi estabelecido pelo edital de licitação das obras lançado pelo prefeito José Fortunati nesta quinta-feira, 4, em ato público no Salão Nobre do Paço Municipal, que teve a participação do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, autor do projeto. A íntegra do edital será publicada nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial de Porto Alegre.

 

Com custo orçado em R$ 57,4 milhões, o projeto contempla os 1.320 metros entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. É a primeira etapa, pois a intenção nos próximos anos é revitalizar toda a orla, até o extremo da zona Sul. “Essa obra representa a recuperação e o fortalecimento da relação de Porto Alegre com o Guaíba. Poucas cidades no mundo têm projetos como esse. Tenho certeza que, no futuro, os moradores da Capital vão agradecer e reconhecer a prefeitura por essa obra”, afirmou Jaime Lerner.

 

O edital possui 630 pranchas detalhadas das obras e mais de 5 mil itens no orçamento. O projeto foi analisado por diferentes secretarias municipais e possui todas as licenças necessárias. A intenção é que o nome do vencedor da licitação seja conhecido este ano e que as obras comecem em 2015.

 

“Em abril deste ano, inauguramos o Programa Integrado Sócio Ambiental (Pisa), que vai devolver a balneabilidade do Guaíba na maior parte da orla de Porto Alegre. Também temos em execução a revitalização do Cais Mauá. E agora vamos integrar a recuperação da orla a esses outros projetos. Isso tudo coloca a Capital em outro patamar de atratividade turística e de qualidade de vida”, disse o prefeito.

 

Ao todo, 20 órgãos, secretarias e instituições participaram do projeto. Além dos órgãos municipais, teve acompanhamento dos Bombeiros, do Parque Marinha do Brasil, da Secretaria de Portos e Hidrovias, Câmara Municipal, Tribunal de Contas do Estado, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Ministério Público.

 

Revitalização – A licitação para contratação da empresa responsável ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Viação, uma vez que quase 70% do projeto de sete quilômetros de extensão refere-se a construções, com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município, secretarias municipais do Meio Ambiente, Urbanismo, Turismo, Esportes, Escritório Geral de Licenciamento e Regularização Fundiária(Edificapoa) e Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gadec). O projeto está dividido em cinco fases. O edital refere-se à primeira etapa, com previsão de execução da obra em 18 meses. Os outros quatro trechos estão com seus projetos conceituais definidos e em fase de prospecção de recursos.

 

O Parque Urbano da Orla do Guaíba terá novo projeto paisagístico, ciclovia e caminhos iluminados com fibra ótica, permitindo um espetáculo noturno. Toda a orla será iluminada com lâmpadas led, possibilitando o uso durante 24 horas. Serão colocados quatro bares com belvederes, que no verão tomam o aspecto de quiosques e, no inverno, podem ser fechados com vidros. Junto à Usina, um novo terminal turístico permitirá o atraque de embarcações, com sala de embarque climatizada e deque de 2 mil metros quadrados, tudo considerando a tradicional festa de Réveillon da cidade. O deque terá bancos voltados para o lago. No trecho após a Usina, serão construídas quadras poliesportivas e, no talude, arquibancadas voltadas para o lago.

Rolar para cima