Pontos positivos do crescimento do PIB são a indústria e os investimentos, avalia CNI

 

Com alta de 2% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses
do ano, o PIB da indústria teve o melhor desempenho desde 2010

 

Os pontos altos do crescimento de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre em relação ao mesmo período anterior, foram a expansão da indústria e dos investimentos. A avaliação foi feita nesta sexta-feira, 30 de agosto,  pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
Na mesma base de comparação, o PIB da indústria aumentou 2%, a maior alta desde o segundo trimestre de 2010. Além disso, os investimentos cresceram 3,9% frente ao primeiro trimestre. A CNI lembra, no entanto, que a expansão dos investimentos está concentrada em equipamentos de transporte e que, para a manutenção do crescimento, é necessário que as compras dos demais bens de capitais também aumentem significativamente.
 
Outro ponto positivo mencionado pela CNI foram as exportações, que cresceram 6,9% no segundo trimestre e compensaram a queda do trimestre anterior. O resultado, destaca a instituição, foi impulsionado pelo movimento de desvalorização do real iniciado no segundo semestre de 2011.
 
Na avaliação da CNI, o ritmo de crescimento da economia no segundo semestre pode ser prejudicado pelo impacto da elevação dos juros no consumo e nos investimentos.  
 
Assessoria de Comunicação- CNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.