Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Ponto turístico de Pomerode recebe 200 mil visitantes em dois anos - Boa Viagem por Cristina Lira

Ponto turístico de Pomerode recebe 200 mil visitantes em dois anos

O tour de fábrica da Nugali Chocolates, em Pomerode, registrou nesta terça-feira (11) o visitante número 200 mil. A marca foi atingida em pouco mais de dois anos de operação. O ponto turístico fica na Rota do Enxaimel, vila que é parada obrigatória para quem passeia pelo Vale Europeu Catarinense.

Fundada em 2004, a Nugali abriu as portas da indústria para o turismo em 2021. O tour funciona todos os dias, das 9h às 18h. É autoguiado, sem a necessidade de agendar horário.

Logo na entrada, um vídeo apresenta a Nugali, marca de chocolates mais premiada do Brasil, e o chocolate de verdade (bean to bar), aquele em que o fabricante controla a produção desde o plantio do cacau até a embalagem. A Nugali é pioneira no Brasil nesse tipo de produto de alta qualidade.

O passo seguinte é uma estufa com cacaueiros e pés de baunilha, que são polinizados por abelhas brasileiras (inofensivas) criadas no local. No mesmo ambiente, há uma explicação didática sobre o estilo construtivo enxaimel — que foi adotado na estufa.

De volta ao prédio principal, a visitação oferece experiências sensoriais em um patamar de onde é possível ver a fábrica de chocolates em pleno funcionamento. Enquanto cheira os diferentes ingredientes naturais do chocolate, o turista compreende o passo a passo da transformação de amêndoas de cacau no melhor chocolate nacional.

Por último, claro, a degustação. Pequenas bicas despejam pasta de chocolate sobre colheres que servem de recordação da Nugali. É possível comparar (à vontade) os produtos com mais e menos cacau e surpreender-se com o sabor da massa de cacau pura, antes de ser misturada aos demais ingredientes.

O tour termina na loja de fábrica, onde estão todos os produtos da marca — e um café.

Tour Nugali

Quando: todos os dias, das 9h às 18h

Onde: Rua Testo Alto, 4.848 (Rota do Enxaimel) – Pomerode

Nugali Chocolates

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados. No Brasil, é pioneira em chocolates bean to bar e no desenvolvimento de um tablete 70% cacau.

A empresa conquistou o Selo Lixo Zero depois de estrear no mercado nacional uma embalagem 100% biodegradável. Até as cascas das amêndoas de cacau são aproveitadas num produto para jardinagem desenvolvido pela fábrica. Iniciativas como essas renderam à Nugali o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Saiba mais em www.nugali.com.br 

Rota do Enxaimel

Eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo, a Rota do Enxaimel conta com cerca de 50 casas históricas da época da imigração preservadas em um bairro onde turismo, conservação ambiental e agricultura familiar complementam-se.

Além da fábrica da Nugali Chocolates, o roteiro concentra restaurantes, pousadas, passeios ecológicos, lojas e artesanato. Tudo em uma extensão de apenas 16 quilômetros, numa paisagem tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Saiba mais sobre a Rota do Enxaimel em www.rotadoenxaimel.com.br

Rolar para cima