– A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou que o interesse em sua plataforma Turbulence Aware continua crescendo, com a adesão de mais seis empresas aéreas ao programa em 2024, incluindo as mais recentes Asiana Airlines, British Airways, Scoot e Singapore Airlines.
O gerenciamento da turbulência é prioridade da segurança e eficiência da aviação, considerando o aumento esperado na demanda por viagens aéreas, além das mudanças nos padrões climáticos. A plataforma Turbulence Aware reúne dados anônimos de turbulência de voos operados pelas empresas aéreas participantes. Este relatório de turbulência preciso e em tempo real permite que pilotos e despachantes escolham as rotas de voo ideais, evitando turbulência e voando em níveis ideais para maximizar a eficiência de combustível e, assim, reduzir as emissões de CO2.
“O uso de dados precisos e atualizados na plataforma Turbulence Aware ajuda o trabalho das tripulações de voo para evitar ou pelo menos mitigar os efeitos da turbulência. A qualidade desses dados melhora com a contribuição de cada nova empresa aérea na plataforma. Desta forma, é muito importante que as empresas aéreas participem da plataforma. Como sempre, a solução para melhorar a segurança da aviação é trabalharmos juntos; por isso, queremos receber mais empresas aéreas no ano que vem”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Além da crescente participação das empresas aéreas, o escopo de transmissão de dados da plataforma Turbulence Aware expandiu por meio de acordos com a The Weather Company, Lufthansa Systems, PACE TXT, APiJET, BCI e Storkjet nos últimos 12 meses. Utilizando suas soluções de dados atuais para instrumentos de cabine, planejamento de voo e sistemas de rastreamento de voo, essas empresas agora oferecem acesso aos dados da plataforma Turbulence Aware. Com isso, os pilotos, despachantes e planejadores de voo recebam dados de turbulência diretamente em seus principais fluxos de trabalho, sem depender de várias telas ou ferramentas.
A IATA lançou a plataforma Turbulence Aware em 2018 para ajudar as empresas aéreas a mitigar o impacto da turbulência, que continua uma das principais causas de ferimentos de passageiros e tripulantes. Atualmente, a plataforma Turbulence Aware da IATA conta com a participação de mais de 25 empresas aéreas e mais de 2.600 aeronaves, que contribuem e consomem dados. Em 2023, 38 milhões de relatórios foram gerados no total. Os dados da plataforma Turbulence Aware da IATA também são disponibilizados para empresas de meteorologia para validação e desenvolvimento de modelagem de dados de turbulência e para institutos acadêmicos para fins de pesquisa.
– IATA
- A IATA (International Air Transport Association) representa cerca de 340 empresas aéreas, que compõem mais de 80% do tráfego aéreo global.
- Siga a IATA no X: x.com/iata e veja anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.
- Programa Fly Net Zero.