Com atuação internacional, serviço faz a conexão entre turistas e profissionais do segmento e tem transformado exponencialmente a forma de conhecer novos lugares
Lançada em 2017, o iFriend é uma plataforma especializada na ponte entre turistas e profissionais do turismo, que atua hoje em 126 países, e conta com mais de 5 mil profissionais cadastrados em seu sistema. O aplicativo traz, dentre seus principais objetivos, a valorização do turismo como negócio. Desenvolvido por Leonardo Brito e Diogo Leão, surgiu inicialmente apenas no Brasil, e em 2018, expandiu sua atuação para outras cidades pelo mundo. Considerada a maior plataforma da América Latina em número de guias cadastrados, a startup anuncia sociedade com Alvaro Garnero, empresário e Embaixador do Turismo no Brasil, e escala para um novo plano de gestão.
Conquistando usuários de todos os continentes, o serviço visa fortalecer a importância do turismo como negócio e não apenas lazer, permitindo conhecer ou revisitar pontos turísticos nacionais e internacionais por meio do universo digital, além de aproximar e valorizar de forma prática e barata, turistas com a cultura local, possibilitando a descoberta de locais pouco conhecidos e fomentando, ainda, a geração de emprego, uma vez que não precisa ser um profissional da área para se cadastrar como o um iFriend (guia local).
Apesar do impacto no turismo em 2020, o negócio segue com projetos de crescimento, que envolvem a expansão das operações em Portugal, México, Canadá e Argentina. Para isso, a plataforma de serviços busca interessados em investir no negócio. “O iFriend dá uma chance a milhares de pessoas de exercerem uma profissão. Isso vira um ecossistema positivo: a pessoa vai estudar mais sobre o lugar em que mora, vai se orgulhar, vai cuidar melhor da sua própria casa e valorizar o turismo“, destaca Alvaro Garnero, novo sócio do projeto.
Diante do cenário atual com a chegada da pandemia, o serviço disponibilizou acesso gratuito aos guias estrangeiros que falavam português, para ajudar os brasileiros que estavam fora do país e ficaram impossibilitados de voltar por conta do fechamento dos aeroportos. Os guias locais puderam dar suporte para que tivessem o auxílio necessário para continuarem no país no período necessário.
No site do serviço também é possível encontrar os guias mais bem avaliados, mensagens deixadas por usuários da plataforma, além de programação e indicação de passeios e lugares para visitar. A plataforma está disponível para download no Google Play, e possui, também, atendimento via chat online. Os preços variam de acordo com serviço a ser contratado.