Embratur aposta no crescimento do setor como saída para estimular a economia brasileira
Secretários e dirigentes estaduais de turismo participam da 84ª Reunião do Fornatur
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinícius Lummertz, participou, nesta terça-feira (15), da 84ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada em São Paulo. O encontro serviu para receber as contribuições dos estados para a finalização do Plano Nacional de Turismo 2016-2019, que é elaborado pelo Ministério do Turismo.
“O turismo será a melhor solução para o desenvolvimento do Brasil em 2016”, destacou Lummertz, informando que mesmo com as dificuldades que o País enfrenta, o setor cresce mais do que a economia nacional. Ele defendeu o fortalecimento de parcerias público privadas para impulsionar o setor de negócios e eventos, segmento prioritário para a Embratur: “Devemos estabelecer ações de relacionamento com o trade para traçar as melhores estratégias para o próximo ano”, completou o presidente.
O Plano Nacional de Turismo apresentará orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos quatro anos. O documento resulta do esforço integrado do governo federal, envolvendo a iniciativa privada e o terceiro setor. Alinhado ao Plano Plurianual (PPA), estabelece diretrizes e metas a serem atingidas pelo setor no período.
“Discutir o Plano Nacional de Turismo mostra o comprometimento do Fornatur com a gestão descentralizada do turismo e traz, para nível nacional, as demandas prioritárias dos estados”, destacou o secretário de turismo do Distrito Federal e presidente do Fornatur, Jaime Recena, durante o encontro.
Na 84ª Reunião do Fórum, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, colocou ainda em debate as prioridades para o calendário de feiras 2016. Lomanto participará, na noite desta terça-feira (15), do 16° Prêmio Caio, iniciativa que reconhece o trabalho de empresas e profissionais de eventos e turismo.
Fornatur – O Fornatur se reúne periodicamente para incrementar o desenvolvimento do setor, estimular o empreendedorismo e aumentar o fluxo de visitantes no Brasil. É um colegiado formado por secretários estaduais e presidentes de órgãos estaduais de Turismo. Os representantes debatem temas relevantes do turismo nacional, incorporam as demandas regionais, expressam o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo um bloco de expressão técnica e política. Atua junto ao Conselho Nacional do Turismo, como órgão assessor do Ministério do Turismo, na elaboração e na implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro. Sob a coordenação do Ministério do Turismo, integra o Núcleo Estratégico do Turismo.
(