Parceria entre os países tem por objetivo padronizar a linguagem das pesquisas, aumentar a confiabilidade das informações e fortalecer o setor
Deborah de Salles
A proposta de um projeto de harmonização do Sistema de Estatísticas Turísticas foi discutida nesta segunda-feira (15) durante a LIX Reunião Especializada de Turismo do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR).
Na oportunidade, o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes apresentou o novo formato de estudo que será implementado pelo MTur e comentou os avanços que o Plano trará na qualidade das pesquisas turísticas, em especial as que revelam a movimentação de turistas, brasileiros ou estrangeiros, no país.
“Quanto melhor a estrutura das pesquisas, mais efetivas se tornam as decisões voltadas às políticas públicas e às decisões empresariais de expansão e investimento”, disse Salles Lopes. Segundo ele, é importante padronizar as linguagens estatísticas entre os países do bloco para que a região reúna informações confiáveis que possam ser usadas para desenvolver o setor.
Entre as propostas do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas de Turismo está o alinhamento às recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), além do fortalecimento do sistema nacional de informação e estatísticas, que pode servir de orientação para a construção de novos observatórios de turismo e para a renovação dos centros já existentes.
A implementação do Plano Nacional está prevista para os próximos cinco anos. A disseminação e o compartilhamento das novas diretrizes serão realizados nos dias 24 e 25 junho, em Brasília, durante o I Seminário para Implantação do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas de Turismo.