Pipadouro regista crescimento superior a 40 por cento graças a turistas de 26 nacionalidades
Operadora de iates vintage no Douro, vencedora do prémio mundial de melhor experiência inovadora em enoturismo, quebrou recordes em 2024
A Pipadouro, operadora duriense de turismo fluvial de luxo, atingiu máximos históricos em 2024, ano em que venceu o prémio mundial de melhor experiência inovadora em enoturismo nos People’s Choice Awards, promovidos pela Great Wine Capitals Global Network.
A empresa, que detém dois iates vintage dos anos 50 e 60, registou um aumento de 42% no número de passageiros ao longo dos últimos 12 meses, mantendo uma notável tendência de crescimento após a pandemia de Covid 19. Pelo segundo ano consecutivo, a operadora celebra um recorde de ocupação, com mais de dois milhares (2.064) de clientes a bordo do Friendship I e do Pipadouro II.
Ao redefinir o conceito de turismo fluvial no rio Douro com propostas de luxo vintage – que obedecem aos elevados padrões de exigência de um mercado que privilegia a qualidade superior, o conforto e a exclusividade -, a Pipadouro continua a distinguir-se nos mercados nacionais e internacionais, recebendo turistas de 26 nacionalidades distintas em 2024.
Os clientes internacionais garantem predominância (80%) nas viagens a partir do cais do Pinhão, em rotas que podem ir do Porto a Barca D’Alva, e os turistas norte-americanos reforçam a clara posição de liderança, passando de um terço em 2023 para mais de 40 por cento (43,4%) de ocupação no último ano, nos dois iates da operadora, valorizados pelas agências de viagens que trabalham com o mercado de alto rendimento dos Estados Unidos da América.
Norte-americanos, portugueses (20%) e brasileiros (12,9%) ocuparam o pódio entre os clientes dos programas de Vintage Wine Travel da Pipadouro em 2024, destacando-se igualmente a presença de turistas de Reino Unido, Espanha, México, Suíça, Canadá, Índia, França, África do Sul, Austrália, Polónia, Itália, Equador, Rússia, Bélgica, China, Jordânia, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, República Checa, Noruega e Singapura.
“2024 foi um ano extraordinário e o crescente número de clientes, associado aos prémios conquistados, representa o reconhecimento pelo árduo trabalho e o esforço de melhoria contínua por parte de todas as pessoas que integram este projeto. Ao longo dos últimos meses, garantimos o aumento de lotação do Friendship I e introduzimos novos programas, sempre com a intenção de oferecer experiências personalizadas, associadas a um serviço de alta qualidade. Continuaremos a inovar em 2025, com sentido de responsabilidade e um desejo inabalável de mostrar ao mundo a incomparável beleza e riqueza do Douro Valley”, salienta Ana Clara Silva, diretora de Operações da Pipadouro.
A única empresa de turismo fluvial de luxo no rio Douro realizou um total de 415 programas ao longo do último ano, mais 116 que em 2023, apresentando uma variação positiva de 39%. Os programas exclusivos tailor-made, ao gosto e medida de cada cliente (34%), as partidas regulares (27%) e “Um Dia no Douro” (18%), que consiste em duas horas de navegação com visita e almoço harmonizado em quintas emblemáticas, foram os mais procurados pelos clientes em 2024, cumprindo o propósito de divulgação e valorização dos melhores vinhos e produtos regionais, como o pão de Favaios, os covilhetes de Vila Real, o queijo Terrincho, os enchidos locais, as amêndoas, as laranjas ou os azeites.
Especialista em proporcionar experiências que perdurem no tempo e na memória, a operadora adapta-se aos desejos dos clientes e o Friendship I, um superiate de 1957 que servia a Marinha inglesa, e o Pipadouro II, um Vintage Boat com 30 pés de comprimento, datado de 1965, foram palco de celebrações distintas como aniversários, pedidos de casamento, luas de mel, eventos com música ao vivo ou passeios corporativos para assinalar conquistas ou realizar ações de team building.
Sobre a Pipadouro:
A Pipadouro iniciou a atividade em 2007, apresentando o conceito inovador de turismo fluvial de luxo no rio Douro (Vintage Wine Travel), com um serviço de qualidade, em dois barcos (Friendship I, de 1957, e Pipadouro II, de 1965) classificados como Gentleman’s Vintage Boats. Gonçalo Correia dos Santos (sócio fundador), Tomás Roquette (Quinta do Crasto), Pedro Silva Reis (Real Companhia Velha) e Fernando Pereira (GLD, um grupo de investimento) integram a estrutura acionista da empresa.