Pela primeira vez, LATAM Cargo Brasil transporta células para paciente na Argentina

 
  Mesmo com fechamento de fronteiras e baixa demanda de voos devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), companhia reforça na América Latina seu compromisso para transporte de órgãos, tecidos e células troncos  
  – A LATAM Cargo Brasil realizou no dia 17, pela primeira vez, o transporte de células para a Argentina. O voo foi operado em um Boeing 767, exclusivo para transporte de cargas, que decolou de Viracopos(Campinas) e pousou no mesmo dia no aeroporto de Ezeiza(Buenos Aires). As células chegaram na Argentina para ajudar no tratamento de um paciente que tem Síndrome mielodisplásica, um tipo raro de câncer que interrompe a produção de células sanguíneas. Pilotos da LATAM Cargo se preparam para transportar célula para paciente na Argentina (Divulgação) Atualmente, os aviões de carga são os únicos que mantêm a liberdade de trânsito internacional devido ao papel que desempenham nos países. Esta iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Nacional Central Único Coordinador de Ablación e Implante(INCUCAI), uma entidade que se reporta à Subsecretaria de Gerenciamento de Serviços e Institutos do Ministério Nacional de Saúde da Argentina, cuja missão é promover, padronizar, coordenar e supervisionar as atividades de doação e transplante de órgãos, tecidos e células na Argentina. Para realizar essa operação, a LATAM Cargo dedicou uma equipe multidisciplinar composta por mais de 30 pessoas que planejou em tempo recorde toda atividade e manuseio das células que foram transportadas. A ação da LATAM faz parte do programa Avião Solidário que há 9 anos realiza atividades com foco em saúde e ajuda humanitária na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Peru. No Brasil, a LATAM também integra um grupo de companhias aéreas nacionais que transportam gratuitamente órgãos, tecidos e equipes médicas para transplantes. Por meio de um acordo com Ministério da Saúde, Central Nacional de Transplantes, Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e operadores aeroportuários, elas contribuem para que o Brasil mantenha o maior sistema público de transplantes do mundo.
No ano passado, somente a LATAM Brasil transportou 1.546 itens entre órgãos e equipes de captação. Sobre o Grupo LATAM Cargo O Grupo LATAM Cargo é a unidade de negócio de cargas do Grupo LATAM Airlines. O Grupo transporta carga no porão de 327 aeronaves de passageiros, bem como em seus 11 cargueiros. O Grupo oferece uma infraestrutura moderna, uma ampla gama de serviços, opções de atendimento para as diferentes necessidades de seus clientes, além de uma rede robusta que oferece serviços para mais de 145 destinos em 25 países, incluindo seis mercados domésticos na América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru – além de operações internacionais na América Latina, Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania, África e Ásia. O Grupo possui uma das maiores e mais modernas instalações de armazenagem e refrigeração do Aeroporto Internacional de Miami, que está entre os cinco principais aeroportos de transporte aéreo de carga do mundo. Em 2018, o grupo transportou 921 mil toneladas.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.