Passeios de barcos continuas sendo realizados nas Cataratas do Iguaçu

Na segunda (10), a Marinha do Brasil pediu a suspensão dos passeios de barco nas Cataratas do Iguaçu, mas foi revoga após reunião entre as instituições e empresa concessionária. 

O acidente que vitimou 10 turistas com o desmoronamento de um paredão de pedras em Capitólio/MG, no sábado (08), alertou a Marinha do Brasil, que manifestou a preocupação e propôs fazer monitoramento em atrativos turísticos semelhantes aos que são realizados em diferentes cidades do Brasil. Em Foz do Iguaçu, o passeio de barco é realizado pelo Grupo Macuco Safari, que há 36 anos opera sem nenhum registro de incidente geológico. Por conta dessa segurança, o passeio está operando com normalidade.


Na manhã desta terça (10), as atividades voltaram a funcionar normalmente diante da apresentação do mapeamento da região e dos dados repassados através de relatórios, demonstrando a segurança e os cuidados contínuos no Parque Nacional do Iguaçu. A empresa concessionária diz que o objetivo é manter os padrões de segurança através dos constantes monitoramentos. 

Certificação internacional 

O passeio de barco Macuco Safari é considerado seguro e a empresa possui certificados com padrões internacionais como o Certificado de Conformidade e segue todos os sistemas de gestão da segurança e requisitos da “ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura e mais a certificação ISSO 14101 – Gestão ambiental. A finalidade desta ISO, é estabelecer os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura. 

Nota de Esclarecimento

O Parque Nacional do Iguaçu emitiu uma nota de esclarecimento enviada a imprensa na manhã desta terça (11)

O Parque Nacional do Iguaçu é referência mundial na conservação da natureza e no turismo sustentável. Um dos serviços oferecidos pela unidade é o passeio de barco, que leva os visitantes próximo às quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. É um passeio seguro, que possui as principais certificações com padrões internacionais.

Na segunda-feira, 10 de janeiro, o Parque Nacional do Iguaçu, localizado no oeste do Paraná, na divisa com a Argentina, realizou reunião com a Marinha do Brasil, visando a fornecer informações adicionais sobre os procedimentos de monitoramento e segurança relacionados às atividades de visitação do Parque, mais especificamente o passeio Macuco Safari. A partir desta terça-feira, 11/01, o passeio seguirá operando normalmente. 

Importante destacar que o Parque Nacional realiza periodicamente monitoramento de encostas.  Quando necessário e conforme recomendação dos especialistas a unidade realiza obras de contenção. Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o Parque completou 83 anos de existência, trazendo a seus visitantes experiências inesquecíveis de maneira segura.

Legenda:
Passeio de bardo Macuco Safari é comprovadamente seguro e está funcionado normalmente.

Crédito fotográfico: Arquivo Cataratas SA

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.