Parques temáticos e entretenimento: a nova tendência no turismo

Segmento aparece cada vez com mais força nas escolhas dos turistas
Mesmo ainda não sendo uma das principais atrações e sem o investimento necessário no Brasil, os parques temáticos já se apresentam mundo afora como uma das principais, se não a principal, razão para o turista escolher seu destino nas férias. Em nosso país, que não atrai turistas para este segmento em especifico, a visitação anual para o turismo de entretenimento é de 12 milhões de pessoas e faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão de reais.
Atualmente, 18 empreendimentos fazem parte do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat) que, segundo a Lei Geral do Turismo, os classificam como empreendimentos permanentes voltados ao turismo. O presidente do Sindepat, Alain Baldacci, afirma a importância desta indústria para o crescimento do turismo brasileiro e mundial. “Hoje a maior parte do turismo de lazer do mundo é feita através dos parques temáticos. Os destinos de entretenimento, como a Disney, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, são fatores primordiais para definir o roteiro de viagens dos turistas”, destaca Baldacci.
Em 2013, pensando em trazer o foco da indústria turística brasileira para esta nova tendência, o Sindepat e a Embratur lançaram um catálogo bilíngue com as principais informações sobre os parques temáticos e atração turísticas brasileiras. A iniciativa ajudou a divulgar e incentivar o turismo de entretenimento, ainda em desenvolvimento em nosso país.
O presidente ainda lembrou da força vital dos parques temáticos e lamentou o baixo investimento no Brasil: “Atualmente os parques temáticos são uma âncora para o turismo mundial. Infelizmente, no Brasil ainda não temos um investimento forte e por isso o segmento ainda não desabrochou realmente”, afirmou. Segundo, ele, um olhar especial para esta nova tendência traria resultados positivos não somente para o setor, mas para a economia e geração de empregos no Brasil.
Visando esse novo mercado, que gera grandes cifras para a economia e que um número maior de turistas, o Festuris Gramado mais uma vez apresenta uma nova e forte tendência: o Salão dos Parques Temáticos e Entretenimento. O Salão será um espaço reservado para que os empreendimentos do segmento se apresentem ao mercado de forma especial, recebendo dessa forma uma maior atenção e a possibilidade de envolvimento dos participantes.
 O FESTURIS 

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 26º Festuris se realiza de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

Rolar para cima