Paraty promove a tradicional festa de Santa Rita

Paraty
Paraty
Sandi Hotel

Boa pedida para hospedagem na cidade é o Sandi Hotel, com oferta de experiências únicas e inesquecíveis aos turistas

A cidade de Paraty, que fica entre a Baía da Ilha Grande e o maravilhoso trecho da Mata Atlântica, se destaca como um dos mais belos, incríveis e charmosos municípios do Estado do Rio de Janeiro e do país. E até o dia 17 deste mês, a cidade será palco da tradicionalíssima festa de Santa Rita, que acontece desde que a sede da igreja foi fundada em 1722. Nesse local funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty, mas durante esse período acontecerão missas, ladainhas e solenidades dedicadas a santa das causas impossíveis, como é conhecida Santa Rita por fiéis e devotos.

A Festa de Santa Rita busca resgatar aspectos bem tradicionais em sua realização. A festa acontece no Largo de Santa Rita e mantém seu aspecto de quermesse tradicional com uma dimensão menor e mais aconchegante em relação às outras festas religiosas do Centro Histórico, durante o seu segundo fim de semana. De sexta-feira, dia 15, a domingo dia 17 de julho, haverá shows, barraquinhas de comes e bebes das comissões das festas religiosas e instituições culturais da cidade, que funcionarão na sexta a partir das 19h e no sábado e domingo a partir das 16h.

O município é decorado para o evento com bandeirinhas brancas e amarelas para saudar à Santa. A festa reúne moradores das regiões próximas à cidade, a população local e os visitantes, integrando as comunidades. A programação é principalmente religiosa, mas a população e os turistas também se divertem com os shows de músicos locais.

Confira a programação para o próximo final de semana: 

No dia 15, as 22h quem sem apresenta é o Trio Mandakaru. No sábado (dia 16) as 16h acontece uma apresentação de teatro dedicada as crianças, com o grupo Theatrum Mundi, com a história de Francisco de Assis. As 22h é a hora da apresentação do Samba de Benção. Para domingo (dia 17), a partir das 11h, as atividades culturais começam com a apresentação da Orquestra de Paraty. As 16h será a vez da Oficina de Teatro Infantil e fechando a programação as 22h acontece o Amplexus. A programação religiosa, no mesmo, dia tem início às 9h, com Santa Missa Festiva, e às 17h acontece a Santa Missa de Ação de Graças, com procissão a anúncio dos novos festejos.  

Onde se hospedar para aproveitar a Festa de Santa Rita

E para aquelas pessoas que quiserem participar da Festa de Santa Rita, qual a melhor indicação? O Sandi Hotel, ícone de hospitalidade e bem receber com mais de 30 anos de tradição está de portas abertas para quem procura uma experiência única, com conforto, luxo, requinte e qualidade. 

“Vamos oferecer uma experiência única e inesquecível em Paraty. A festa de Santa Rita é uma ótima oportunidade para conhecer uma cidade linda e encantadora”, diz o empresário Sandi Adamiu, administrador e herdeiro do hotel.

O Sandi Hotel oferece aos seus hóspedes diversificadas atividades. Entre eles estão o birdwatching (observação de aves) e roteiros temáticos com foco em esporte, gastronomia, arte, crianças e Turismo de Base Comunitária (TBC). Todas essas experiências são oferecidas pela agência Néctar Experience, no hotel, e podem ser customizadas a critério do hóspede. 

Além desta customização, o hóspede pode curtir o ateliê de cerâmica, que permite ao visitante moldar suas próprias peças e ter toda sensação inigualável de criar algo único e exclusivo. Outras atrações também estão disposição dos hóspedes no conhecido Quadrado Mágico, que abriga o hotel e ainda os diversos negócios do grupo: o Restaurante Pippo, de cozinha italiana, a Gelateria Miracolo, com o melhor sorvete artesanal da cidade, o Bar Apothekario, dedicado a alta coquetelaria, que oferece uma galeria com exposição permanente de litogravuras com as temáticas de fauna e flora brasileira, incentivando a arte local.

O Sandi Hotel celebra mais de três décadas douradas em grande forma, oferecendo aos hóspedes o luxo que faz sentido, aquele que é sustentável e atrai pessoas ávidas por experiências. Vale lembrar que Paraty está localizada no eixo Rio-São Paulo, a 250 km da capital carioca e a 290 km da capital paulista, o que possibilita com facilidade o acesso por terra.

A cidade ainda possui um aeroporto para aeronaves de médio porte e os que escolhem chegar por mar são bem recebidos por diversas marinas com toda infraestrutura, além de um cais comunitário tendo à vista a Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade.

Sobre o Sandi Hotel

O casarão do século XVIII que abriga o Sandi Hotel já foi a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade que ela amava. Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com o Sandi Hotel, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal. O Sandi Hotel já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. O Sandi Hotel logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há dez anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.

Imagens relacionadas
Paraty
Divulgação
baixar em alta resolução

Paraty
Divulgação
baixar em alta resolução

Sandi Hotel
Divulgação
baixar em alta resolução

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.