PARADA LGBT E EVENTOS PARALELOS DEVEM ATRAIR 400 MIL TURISTAS PARA SÃO PAULO

O turismo GLS é um segmento que cresce no mundo todo e movimenta fortemente a economia dos destinos caracterizados pela diversidade, uma das facetas mais marcantes da capital paulista. “São Paulo é a cidade de todos os povos, de todas as tribos. Uma metrópole que não exercita a palavra discriminação”, afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e eventos do município. 

 
Além de um leque de opções de cultura e lazer voltadas para este público, a cidade fixou em seu calendário de eventos a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, que no dia 14 de junho tomará a Avenida Paulista em sua 13ª edição. Cerca de 400 mil turistas participaram do evento no ano passado, número que deve se repetir este ano, segundo estimativa da SPTuris. Esses turistas movimentam cerca de R$ 190 milhões na economia da cidade. “E, segundo nossas pesquisas, esse é um público exigente e que não mede gastos para aproveitar o que há de melhor em São Paulo”, completa Caio Carvalho.

 

A Parada é, no entanto, somente o auge das comemorações do Mês do Orgulho LGBT, promovido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT) com apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria de Participação e Parceria, com o objetivo de chamar a atenção para reivindicações desta comunidade. A programação inclui uma série de atividades paralelas, que este ano serão orientadas pelo tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”. Entre as atrações, abertas ao público, haverá debates sobre o contexto social, profissional e familiar dos homossexuais. Essas “mesas redondas” terão início no dia 3 de junho e se desenrolam até o dia 19. 

 

A Semana do Orgulho Gay, que acontece entre 10 e 14 de junho, também reunirá eventos políticos, exposições temáticas, dezenas de festas, entre outras atividades. E no dia 11, o Vale do Anhangabaú será palco para a 9ª Feira Cultural LGBT, que das 11h às 22h terá mostras, performances, apresentação de DJs e outras atrações com a participação de entidades ligadas ao segmento. Também se repete este ano o Gay Day, no dia 13, que pela nona vez leva uma série de surpresas ao Playcenter.  

 

A programação inclui, ainda, a consagrada homenagem a personalidades e ações culturais que valorizam a cidadania e os direitos humanos. A 9ª edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade terá a participação do público na indicação dos premiados. 

 

A lista completa de atividades do 13º Mês do Orgulho LGBT está no site www.paradasp.org.br.

 

 

Parada também é vitrine de São Paulo para agentes de viagens

 

Pela terceira vez esse ano, a São Paulo Turismo e o São Paulo Convention & Visitors Bureau realizam o programa “São Paulo Meu Destino”, desta vez trazendo para a Parada LBGT 18 agentes de viagem e dois jornalistas das capitais de nove estados (Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Brasília, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro) para conhecerem a cidade e capacitá-los a promover o destino para o segmento GLS.

 

O grupo ficará em São Paulo de 12 a 15 de junho e fará um roteiro que inclui pontos turísticos tradicionais, locais para compras e atividades culturais, além da Parada e outras atividades gay friendly. A ação terá como parceiros a TAM Linhas Aéreas, a TAM Viagens e o hotel Golden Tulip Paulista Plaza.

 

E ainda no mês de junho o São Paulo Meu Destino trará profissionais de turismo de fora para conhecerem a cidade aproveitando a São Paulo Fashion Week. A idéia, neste caso, é fazer um SPMD Luxo, que vai de 19 a 21 de junho. Os agentes terão uma experiência de “primeira classe” na cidade, com roteiros que incluem, além de desfiles da semana de moda, outras opções glamourosas, como passeios pela Oscar Freire, considerada a oitava rua mais luxuosa do mundo, galerias de arte, restaurantes renomados e outros endereços requintados. Além da TAM e Gol, o hotel Grand Hyatt São Paulo também apoiará a ação.

 

 

Rolar para cima