Para ver neve – quando for possível

Por Viajanet

O inverno chegou, mas a pandemia não foi embora. No entanto, nossos vizinhos Argentina e Chile podem rever as restrições à entrada em seus territórios e estações de esquis. Mas enquanto os brasileiros ainda não podem ter certeza de serem liberados para entrar nesses países, podem planejar uma viagem para 2021, ou esperar que no fim deste ano, com o inverno no Hemisfério Norte, já possam ir curtir a neve por lá.

Se ainda for possível viajar ainda neste inverno, até setembro, ou planejar a viagem para 2021, as dicas são:

Portillo – trata-se de uma das estações de esqui mais antigas e famosas do Chile. Fica a cerca de 160 km de Santiago, sendo que seu hotel está a 2.280 metros acima do nível do mar, na Cordilheira dos Andes. Além das piscinas aquecidas ao ar livre, uma outra atração do lugar é a Laguna del Inca.

Termas de Chillán – no sul do Chile, muitos visitantes a consideram uma das estações mais charmosas do país e do mundo. Piscinas naturais termais de água aquecida podem ser curtidas tanto ao ar livre rodeadas pela neve, quanto em uma área coberta em hotéis do local – são três no total. Eventualmente, há passeio de helicóptero por cima da boca do vulcão, que vive soltando uma fumacinha preta.

Valle Nevado – a apenas 46 km de Santiago, é o maior centro de esportes de neve do Hemisfério Sul. O local é formado por um complexo de hotéis e pistas de esqui divididas entre principiantes, intermediários, avançados e experts. Diversão é o que não falta por lá, sendo que os hotéis oferecem toda a infraestrutura para que você não se preocupe com nada.

Bariloche – a argentina San Carlos de Bariloche está situada na Patagônia, na fronteira com o Chile. Seus restaurantes e baladas atraem o público jovem, mas também é ponto de partida para caminhadas e a prática do esqui nas montanhas próximas. Com uma arquitetura no estilo alpino suíço, a cidade também convida a degustar o chocolate local que é muito apreciado.

Se não for possível curtir a neve ainda neste inverno, veja algumas dicas no Hemisfério Norte, não necessariamente para a prática de esqui, mas para principalmente curtir a neve.

Innsbruck – situada no oeste da Áustria, a capital do Tirol já sediou, por três vezes, os Jogos Olímpicos de Inverno. Para isso, contribuíram seus invernos muito frios e com neve – sua temperatura média anual é de 9 graus Celsius. Conta com diversas estações de esqui, mas também vale passear pela cidade, conhecer seus mercados de Natal e experimentar a culinária típica da região.

Chamonix – perto da fronteira com Suíça e Itália, a cosmopolita e charmosa cidade turística francesa está localizada ao pé do impressionante Mont Blanc, cuja parte mais alta atinge 4.810 metros de altitude. Para chegar a um dos seus mais conhecidos pontos turísticos, a Aiguille du Midi, a 3.842 metros de altitude, é necessário “pegar” dois teleféricos. Mas a vista compensa, e de lá se vê neve mesmo no verão.

Tromsø – centro cultural, a cidade do norte da Noruega está a cerca de 350 km do Círculo Polar Ártico. De lá, é possível observar a Aurora Boreal. Mas é bom considerar que, de meados de novembro a meados de janeiro, o sol permanece escondido. Já no verão, o sol da meia-noite é uma atração. Conhecer o local é uma experiência e tanto.

São Petersburgo – fundada em 1703 por Pedro, o Grande, foi capital do Império Russo por dois séculos. A temperatura média de -5 graus Celsius durante o inverno faz com que o Rio Neva e seus canais fiquem completamente congelados. É uma cidade belíssima, com construções deslumbrantes – o  Museu Hermitage, por exemplo, ocupa o palácio que foi construído para os czares. Continua sendo um importante centro cultural russo, abrigando o ultramoderno Teatro Mariinski, com ópera e balé, e o Museu Russo, que expõe a arte do país, desde pinturas de ícones ortodoxos até obras de Kandinsky.

Sobre o ViajaNet

ViajaNet é uma agência de viagens on-line que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor, com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundada em 2009, é uma empresa 100% brasileira que aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens on-line, oferecendo as melhores opções de passagens. Para mais informações, acesse: www.viajanet.com.br ou siga a gente nas redes sociais: Facebook ou Instagram. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!